Confiança da indústria cresce 1,5% em julho, diz Fundação Getúlio Vargas

Confiança da indústria cresce 1,5% em julho, diz Fundação Getúlio Vargas

Avanço foi observado em sete dos 14 principais segmentos acompanhados pela pesquisaO Índice de Confiança da Indústria (ICI), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), avançou 1,5% em julho, em comparação com o mês anterior. O ICI passou de 68,1 para 69,1 pontos.

A alta foi observada em sete dos 14 principais segmentos acompanhados pela pesquisa e foi determinada pela melhora das expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice de Expectativas (IE) avançou 3,2 pontos.

Quanto mais baixo o índice em relação a 100 pontos, maior é o pessimismo das empresas da indústria quanto à situação atual e à intenção de novos investimentos. A alta de julho representa um leve impulso no otimismo da indústria.

O quesito de produção prevista foi o que mais contribuiu para a alta da expectativa: o indicador de julho avançou 7,4% sobre o mês anterior, atingindo 91,5 pontos. A proporção de empresas prevendo aumentar a produção nos três meses seguintes aumentou de 14,2% para 18,5% de junho para julho. A parcela das que esperam reduzir a produção caiu de 29% para 27% no mesmo período.

Segundo o superintendente adjunto para Ciclos Econômicos do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV, Aloisio Campelo Jr., no âmbito das expectativas, o avanço do Índice de Expectativas é bem-vindo, mesmo que ainda não seja uma reversão total da tendência.

Agência PT de Notícias

 

 

To top