Governo federal reconhece situação de emergência de 106 municípios baianos

Governo federal reconhece situação de emergência de 106 municípios baianos

Walter Pinheiro está à frente da articulação com os governos estadual e federal para garantir celeridade das ações de socorro ao semiárido baianoA Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional reconheceu situação de emergência em 106 municípios da Bahia, em razão de estiagem. Confira aqui a lista dos municípios.

 

Após o reconhecimento de situação de emergência pelo governo federal, o município pode pedir ajuda para as ações de resposta, que são aquelas voltadas a socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais, e assim solicitar recursos para as ações.

 

A escassez de água que se prolongou no semiárido brasileiro, a partir de 2012, engendrou uma das piores secas já registradas nos últimos 50 anos e a Bahia foi duramente atingida.

Desde o início, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) esteve à frente da articulação com os governos estadual e federal tanto para o andamento de grandes obras de infraestrutura hídrica, investimentos para programas como o Água para Todos, quanto para celeridade das ações de socorro ao semiárido baiano.

 

Para solicitar os recursos emergenciais, o município deve mandar um plano detalhado de resposta indicando qual é a necessidade para o repasse. É importante o município ter aderido ao cartão de pagamento de defesa civil, forma exclusiva de repasse de verbas, e que pode ser acompanhado pelo Portal da Transparência.

 

Assessoria do senador Walter Pinheiro

 

Leia mais:

 

Trechos da transposição do Rio São Francisco devem ser entregues em 3 meses, garante Gilberto Occhi

 

José Pimentel quer incluir 74 municípios nordestinos na região semiárida

 

 

To top