Governo reforça combate ao desmatamento na Amazônia

“Quem estiver cometendo crime ambiental será capturado”, afirma a ministra do Meio Ambiente, Izabella TeixeiraO número de homens da Força Nacional que atuam no combate ao desmatamento da Floresta Amazônica crescerá em 40%. Este é um dos 72 projetos aprovados pelo Fundo Amazônia, destinados a manter a floresta em pé.  De acordo com o termo assinado nesta quarta-feira (11), o Fundo destinará R$ 30,6 milhões para garantir a permanência do efetivo e executar ações de fiscalização e controle nos nove estados que possuem o bioma.

O incremento nas equipes de fiscalização intensificará o combate ao desmatamento e a outras ilegalidades na Amazônia. O total de homens envolvidos na ação não foi divulgado, por questões de segurança. “Quem estiver cometendo crime ambiental pode esperar porque será capturado”, avisou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. “Todo o aparato de fiscalização do governo está em campo”, completou.

O projeto é uma parceria entre os ministérios do Meio Ambiente e da Justiça e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O BNDES é o gestor do Fundo Amazônia, que tem por finalidade captar doações para investimentos não-reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável da floresta.

Bases

O efetivo da Força Nacional atuará em conjunto com as equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Floresta Amazônica. Além disso, o projeto permitirá a constituição de novas bases de fiscalização em caráter permanente na região.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esclareceu que o projeto permitirá a aquisição de novos aparelhos como embarcações e equipamentos próprios para uso dentro da Floresta, além de custear operações. “Haverá mais condições para continuarmos desempenhando uma tarefa que já vem sendo bem feita e, a partir de agora, será melhor executada”, avaliou.

Com informações do Ministério do Meio Ambiente

Leia mais:

Senadores querem aprofundar discussão sobre Marco da Biodiversidade

Taxa de desmatamento da Amazônia Legal cai 18% em um ano

 

To top