Humberto Costa revela “estranheza” com esvaziamento da MP do Futebol

Humberto: “O pior caminho, se é que realmente o que estamos constatando é um movimento intencional [esvaziamento da reunião], é não chegarmos a nada”Enquanto as reuniões e audiências públicas eram para ouvir todos os setores ligados ao futebol brasileiro, a sala onde aconteciam as  reuniões para análise do relatório da Medida Provisória do Futebol (MP 671/2015) ficavam cheias de deputados e senadores.  Estranhamente, nesta semana, pouquíssimos parlamentares compareceram, o que levou a ausência de quorum para a deliberação da matéria.

Entre os parlamentares que marcaram presença na reunião que deveria discutir o relatório da MP 671, nesta quarta-feira (10), esteve o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que deixou como sugestão a possibilidade de substituição de parlamentares que estejam comprometidos com objetivos escusos e não com a efetiva modernização do futebol brasileiro.

“Existe todo um clima para construir um relatório o mais próximo possível de um consenso. Naturalmente todo mundo vai ter uma parte em que não vai se sentir atendido. O governo, o pessoal vinculado aos clubes, a CBF”, disse. “Agora, o pior caminho, se é que realmente o que estamos constatando é um movimento intencional [esvaziamento da reunião], é não chegarmos a nada. Fica parecendo que as pessoas querem deixar tudo da forma que está inclusive os graves problemas que estão sendo objeto de denúncia agora”, emendou.

Para o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) a ausência de quórum para deliberação da matéria se deve a um boicote organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Randolfe ainda lamentou que parlamentares membros do colegiado estejam recebendo pressões do lobby da “corrupta” CBF.

“O relatório e a Medida Provisória visam democratizar o futebol brasileiro. É a atuação dessa entidade corrupta, dirigida até pouco tempo por um senhor que está atrás das grades nos Estados Unidos, presidida, hoje, por um discípulo seu. Não tem outro nome, é mais uma atuação dessa entidade corrupta para impedir que o futebol brasileiro seja moralizado”, enfatizou.    

O senador Romário (PSB-RJ) disse que não é nenhuma novidade para ele a ausência de quórum para deliberação do relatório. “Tenho bem claro que tudo no Congresso que passe a dar qualquer tipo de responsabilidade à entidade maior do nosso futebol, infelizmente não irá avançar”, disse. O senador ainda disse que a “bancada da CBF” existente no Congresso é que não permite avanços no caminho da modernidade e da moralização do nosso futebol. “As pessoas não conseguem entender que a defesa da CBF, hoje, nesse Congresso, é a defesa do que é ruim, atrasado, negativo e imoral para o nosso futebol”, apontou.

Relator
O relator da MP 671/2015 na comissão mista, deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) registrou que está convencido da necessidade de dar sequência ao trabalho para que os parlamentares examinem uma matéria imprescindível e que pode ser considerada como o “marco zero” para o futebol brasileiro. “Já tenho algumas sugestões, já existe um relatório preliminar e apresentarei o relatório, o quanto antes, para que possamos fazer o debate”, disse.

Próxima reunião
O presidente do colegiado, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), marcou a próxima reunião para a próxima terça-feira (16), às 14h30.

Ao final do encontro desta quarta, o senador Humberto Costa ainda se comprometeu a buscar o senador José Pimentel (PT-CE) para que ambos possam conversar com os demais parlamentares a fim de tentarem viabilizar a votação do projeto na próxima semana.

Rafael Noronha

Leia mais:

Delcídio acredita que crise na Fifa renovará a gestão do futebol brasileiro

Apresentado relatório prévio, comissão deve votar na próxima semana

Representantes das torcidas pedem responsabilidade de dirigentes de clubes

Para ministro do TST, alguns clubes já atendem contrapartidas exigidas

To top