Humberto: Lula tem a maior certeza de voto mesmo com espancamento midiático

Humberto: Lula tem a maior certeza de voto mesmo com espancamento midiático

Humberto:”É a consciência do povo de que ninguém que está aí atacando a honra do presidente Lula fez tanto pelo nosso País como ele”O principal dado de uma pesquisa do Ibope sobre as eleições de 2018, divulgada nesta semana, mostra que o ex-presidente Lula tem o maior percentual de certeza de intenção de votos: 23%, ante 15% do adversário mais próximo, o senador tucano Aécio Neves (MG). As manchetes dos grandes veículos de imprensa, no entanto, em sua maioria, destacaram os 55% de rejeição de Lula, número próximo aos dos demais concorrentes diretos. Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), a liderança de Lula entre os que têm o voto definido mostra o reconhecimento dos brasileiros ao seu trabalho. 

“Apesar do espancamento midiático a que está sendo submetido, recente pesquisa encomendada pelos seus próprios inquisidores mostra que Lula guarda, entre os brasileiros, a maior certeza de voto para 2018”, lembrou Humberto, nesta quarta-feira (28), em discurso da tribuna do Senado. “É a consciência do povo de que ninguém que está aí atacando a honra do presidente Lula fez tanto pelo nosso país como ele ou merece a credibilidade e o respeito que ele tem”, emendou. 

O senador aproveitou a ocasião do aniversário de 70 anos do ex-presidente, comemorado na terça-feira (27), para lembrar que Lula mudou, em oito anos de governo, cinco séculos de “um modo perverso de administrar, em que se relegava ao desprezo e ao esquecimento dezenas de milhões brasileiros”. 

“[Lula] veio cumprir a missão de ser presidente do Brasil pelo PT para mostrar que as nossas utopias eram perfeitamente realizáveis, se a construíssemos em conjunto com todos os brasileiros”, disse o parlamentar. 

Humberto aproveitou para lembrar ainda os números que mostram porque o ex-presidente é reconhecido como uma das maiores lideranças políticas da história do País. 

Liderança 

Além de ter ajudado a retirar 36 milhões de brasileiros e brasileiras da extrema pobreza, em pouco mais de uma década, a gestão do petista promoveu a maior mobilidade social do Brasil, quando 42 milhões de pessoas ascenderam à classe média. Boa parte dessa mudança no País deve-se ao Bolsa Família, criado durante o governo Lula e considerado o maior programa de transferência de renda e de inclusão social do planeta. 

Na área educacional, os dados são igualmente expressivos entre os anos de 2003 e 2010. Foram construídas 214 escolas técnicas e 18 universidades federais – sendo que nenhuma foi erguida nos oito anos de gestão do PSDB. Mais de um milhão de estudantes também foram beneficiados com financiamentos para estudar em universidades privadas pelo Fies, além da concessão de 1,2 milhão de bolsas universitárias pelo ProUni. Para os pequenos, 7 mil creches foram inauguradas. 

Na economia, o País também deu saltos em relação à gestão tucana. Em seus oito anos de governo Lula, o nosso Produto Interno Bruto (PIB) foi triplicado. Apesar desse crescimento, a dívida líquida do setor público em relação ao PIB caiu de 60% para 34%. “Nossa dívida externa equivalia a 557% das nossas reservas na administração dos nossos adversários. Conosco, essa relação chegou a 81%”, afirmou Humberto. 

Tamanho salto na área econômica possibilitou a geração de mais de 20 milhões de empregos formais. Além disso, enquanto no Brasil do PSDB mais de 25 mil empresas fechavam as portas por ano, no de Lula esse número caiu para 5 mil. 

Tais números capacitam o ex-presidente para mais uma empreitada em 2018, caso assim deseje. Segundo Humberto, Lula chega aos 70 anos absolutamente em forma para novas missões, da mesma maneira que estava Winston Churchill quando se tornou primeiro-ministro do Reino Unido, pela segunda vez, aos 76 anos. 

“É isso o que aflige muita gente vazia por aí que – sem nada a oferecer de construtivo ao Brasil – gasta os seus dias a tentar destruir a biografia que outros, com tanta luta, construíram. Não conseguirão”, concluiu o líder do PT no Senado. 

Carlos Mota

 

Leia mais:

Brasil tem a pior oposição da história política, afirma Fátima Bezerra 

 

Lula 70 anos: relembre a trajetória do maior presidente da história do Brasil

To top