Impedir Dilma de usar aviões da FAB é ato mesquinho, diz Lindbergh

Impedir Dilma de usar aviões da FAB é ato mesquinho, diz Lindbergh

Lindbergh a Temer: ao contrário do senhor, que é um indeciso, frágil, a presidenta Dilma tem coragemO medo de viajar pelo País é só do presidente interino Michel Temer, tamanhas as manifestações contrárias ao seu governo. Porém, agora, ele quer impedir viagens também da presidenta Dilma em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) – limitando-a apenas ao deslocamento Brasília-Porto Alegre. Para o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), o ato de Temer é medo das movimentações da presidenta. 

“É um ato absurdo, vergonhoso, mesquinho, autoritário. Tá com medo de quê, presidente interino Michel Temer? Tá com medo das movimentações da presidenta Dilma pelo País? Ela vai viajar, sim. Ao contrário do senhor, que é um indeciso, frágil, a presidenta Dilma tem coragem”, afirmou Lindbergh, em discurso ao plenário nesta segunda-feira (6). 

Ele lembrou que um presidente da República não pode viajar pelo País em aviões de carreira como uma pessoa comum, uma vez que é necessário um esquema de segurança rigoroso, nesses casos. No entanto, se a decisão de limitar as viagens de Dilma for mantida, Lindbergh disse que entrará com ela em aviões de carreira e “correr esse País afora para falar da verdade”. 

O senador avalia que o interino teme as mobilizações favoráveis à presidenta Dilma, como as que ocorreram recentemente no Rio de Janeiro (onde se reuniram mais de 30 mil pessoas, segundo ele) e em Porto Alegre, e as contrárias à gestão provisória. “Na verdade, é um presidente sitiado. Ele não viaja. Anunciou que vai para dois estados do Nordeste esta semana, mas fez questão de passar longe das capitais”, disse Lindbergh, lembrando que as pesquisas mostram que a maioria dos que vivem no Nordeste já são contrários ao impeachment. 

“O senhor não tem metade da coragem dela. Metade da força que ela tem. É a Dilma Coração Valente que vai enfrentar esse processo injusto contra ela. Então, não venham pensar que vão intimidá-la”, afirmou o petista. 

Atropelo do impeachment

Lindbergh também questionou as tentativas de cerceamento da defesa da presidenta Dilma na Comissão Especial do Impeachment no Senado – entre elas, antecipar em 20 dias o prazo da defesa. Para o senador, o governo interino quer antecipar o processo golpista devido às bombas previstas para agosto contra integrantes do PMDB e do PSDB, anunciadas pelo colunista Elio Gaspari no domingo (5), nos jornais Folha de S. Paulo e O Globo

“Pelo andar da carruagem, a partir de agosto a documentação da Lava-Jato explodirá grão-senhores do PSDB e do PMDB nas investigações. Até lá, pingarão vazamentos, mas a partir do mês fatídico virão nomes e, sobretudo, números. Grandes nomes e grandes números. Quem está preocupado deve tomar tranquilizantes e esperar pelo inevitável”, diz uma das notas da coluna de Gaspari. 

Lindbergh acredita que, com esses novos fatos, ficará impossível defender o afastamento da presidenta Dilma. 

“O que acabou, também, foi a narrativa que setores da mídia e da oposição quiseram construir, de que o problema da corrupção era o PT”, disse o parlamentar. Ele destacou a notícia desta segunda-feira (6), d’O Globo, que mostra que a aquisição da empresa argentina Pérez Companc, pela Petrobras, em 2002 – durante a gestão tucana de FHC, rendeu US$ 100 milhões em propina para integrantes do governo do PSDB. “É esse partido que vem aqui falar do PT como organização criminosa? Essa narrativa está destruída”, afirmou o parlamentar. 

Leia mais:

 

Medo de golpistas explica tentativa de acelerar processo de impeachment, diz Lindbergh

To top