Jovens serão presas mais fáceis para facções criminosas, alerta Lindbergh

No Facebook, Lindbergh destaca que aumentar população carcerária não tornará o País mais seguroA redução da maioridade penal diminuirá os índices de violência no Brasil? Para o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) a resposta é clara: apenas deixará os jovens, que atualmente cumprem medidas socioeducativas, em situação de vulnerabilidade ao “mandá-los para os braços de facções criminosas”.

“E o que está se propondo com esse projeto da redução da maioridade penal? Colocar os adolescentes num sistema falido, desumano e cruel. Reduzir a idade penal não mudará os índices de violência, mas certamente vai atingir em cheio os jovens que hoje cumprem medidas socioeducativas, ao mandá-los para os braços de facções criminosas que operam nos presídios”, denunciou o senador em postagem no Facebook, nesta quarta-feira (3).

Lindbergh lembrou ainda que aumentar a população carcerária não tornará o País mais seguro. “Apesar de termos a terceira maior população carcerária do mundo, o Brasil lidera o ranking mundial de homicídios, em números absolutos. Ou seja, não somos um país mais seguro porque temos muitos presos”, afirmou o senador.

Os comentários do parlamentar foram postados junto com a notícia de que a população prisional no Brasil cresceu 74% entre 2005 e 2012. Os dados estão no estudo Mapa do Encarceramento: os Jovens do Brasil, divulgado nesta quarta pela Secretaria-Geral da Presidência da República. O levantamento foi feito pela pesquisadora Jacqueline Sinhoretto com base nos dados do Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (InfoPen), do Ministério da Justiça. Segundo o estudo, o crescimento foi impulsionado pela prisão de jovens, negros e mulheres.

Veja a postagem do senador Lindbergh

 

Leia mais:

Redução da maioridade é investida contra os direitos humanos, diz Fátima

Adolescentes pobres e negros são as principais vítimas de assassinatos, não os autores, destaca Humberto

To top