Lula recebe o Prêmio Interamérica 2013

Nesta quinta-feira (17), o Congresso das Américas sobre Educação Internacional (CAEI), no México, concedeu o Prêmio Interamérica 2013 ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Paulo Speller, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação e ex-reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, representou o ex-presidente na cerimônia

Lula enviou um vídeo de agradecimento e declarou: “recebo essa distinção com muita emoção, porque ela reconhece os grandes avanços que o Brasil experimentou na educação na última década. Um conjunto de conquistas e realizações promovidas em meu governo e no da presidenta Dilma Rousseff permitiu que começássemos a reverter umas das mais terríveis marcas da injustiça social: a exclusão dos mais pobres da escola e da dificuldade do conhecimento e da formação”.

Durante a mensagem Lula lembrou algumas conquistas de seu governo, foram 14 novas universidades e mais de 120 extensões, 290 novas escolas técnicas e o Programa Universidade Para Todos, o Prouni, que facilitou o acesso de mais de um milhão e trezentos mil brasileiros e brasileiras ao ensino superior. E além disso, milhões desses estudantes se beneficiaram da expansão do crédito estudantil, com o FIES, que é hoje o maior programa de financiamento estudantil do mundo.

A trajetória de Lula foi reconhecida em numerosas ocasiões no âmbito internacional. Entre outros, Lula recebeu o Prêmio para a Paz 2008 da Unesco; Estadista Global 2010 do Fórum Mundial de Davos; Homem do Ano 2009, Le Monde; Personalidade do Ano 2009, El País; Prêmio Indira Gandhi para Paz, Desarmamento e Desenvolvimento, 2010; World Food Prize, 2011; Prêmio Norte-Sul; Doutorado Honoris Causa, outorgado por universidades brasileiras, o Grupo Coimbra (Portugal) e o Institut d’études politiques de Paris.

O Prêmio Interamérica CAEI foi concebido para destacar e reconhecer a grandes personalidades das Américas que têm mostrado seu respaldo ao Ensino Superior, apoiado – neste campo – atividades de cooperação internacional a nível interamericano e favorecido, com suas contribuições, o desenvolvimento de laços culturais entre as diferentes nações das Américas.

{youtube}ZeWvCkmZZlY{/youtube}

Instituto Lula


Leia mais:

Na Argentina, Lula recebe mais um Honoris Causa

To top