No Senado, Humberto Costa afina pauta política com Berzoini e Rui Falcão

No Senado, Humberto Costa afina pauta política com Berzoini e Rui Falcão

Petistas discutem a reforma ministerial e a agenda da semana no CongressoO presidente do PT, Rui Falcão, e o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, se reuniram, na noite dessa segunda-feira (28), por mais de três horas, com a bancada do partido no Senado para tratar da agenda da semana no Congresso Nacional e sobre as reformas ministerial e administrativa que o Governo vai anunciar nos próximos dias.

 

Convidados para o encontro pelo líder do PT na Casa, Humberto Costa (PE), que coordenou a reunião, Falcão e Berzoini analisaram, juntamente com os parlamentares, a conjuntura política atual e trocaram ideias sobre as arrumações políticas no primeiro escalão do Executivo, onde serão extintos e fundidos Ministérios, trocados ministros e rearranjados os partidos de apoio ao Palácio do Planalto.

 

“Todos esses aspectos que vêm sendo tratados nos últimos dias foram abordados: a negociação com o PMDB, as mudanças de posições do PT dentro da Esplanada, com a perda de alguns espaços, tudo isso foi discutido. Obviamente, na política, nós não só queremos preservar espaços como ampliá-los. Mas acredito que o PT entenderá que, num novo contexto ministerial, será preciso ter um primeiro escalão mais representativo da base de sustentação no Congresso e que garanta a governabilidade”, explicou Humberto, ao fim do encontro.

 

Na reunião, também foram definidas estratégias para o avanço dos projetos de interesse do Governo e do partido no Senado e pela manutenção dos vetos feitos pela presidenta Dilma Rousseff a propostas da chamada “pauta-bomba”, que serão apreciados em sessão do Congresso na próxima quarta-feira (30).

 

De acordo com Humberto, o debate entre os senadores, o ministro e o presidente do PT serviu para colaborar com o caminho da pauta do Legislativo e com a reforma ministerial. Uma das mudanças a ser anunciada por Dilma deverá ser a ida de Berzoini para a articulação política do Planalto, que ele já comandou em 2014.

 

Na madrugada da última quarta-feira, o Congresso Nacional manteve, com votos contrários da oposição, 26 vetos da presidenta Dilma. Outros seis que estavam na pauta, incluindo o veto ao reajuste de até 78% aos servidores do Judiciário, serão examinados esta semana.

 

Assessoria do senador Humberto Costa

 

Leia mais:

 

Líder aposta no entendimento e acredita que vetos-bomba também serão mantidos

Delcídio quer manter mobilização para vetos não apreciados pelo Congresso

 

Paim pede ao governo que mantenha independência do Ministério do Trabalho

 

“Os mais pobres não podem vir a pagar por esse ajuste”, defende Humberto

 

 

 

 

 

To top