Paim reforça pedido de aumento maior para aposentados

Paim reforça pedido de aumento maior para aposentados

O senador Paulo Paim (PT-RS) se reuniu na manhã desta segunda-feira (07/11), na sala da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, com o presidente da Comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e o relator geral da peça orçamentária de 2012, Deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), para defender mais uma vez, um maior reajuste para os aposentados e pensionistas da Previdência Social que recebem benefício acima de um salário mínimo. 

 “Estamos aqui para assegurar que os aposentados que recebem mais do que um salário mínimo possam ter o direito de receber o reajuste seguindo o aumento do PIB. No ano passado, aprovamos uma emenda que garantia 80% do PIB, se alocou recursos e o presidente Lula aprovou”, disse o senador Paim, lembrando que uma emenda ao projeto do Orçamento apresentada por um grupo de parlamentares reivindica reajuste equivalente à inflação mais 80% da variação do PIB de 2010.

De acordo com o senador Paulo Paim, a luta dos aposentados agora, é para que, ao menos o reajuste garantido pelo presidente Lula, seja mantido no orçamento do próximo ano.

“Queremos que, pelo menos os 80% que foram dados no ano passado, sejam assegurados aos aposentados e pensionistas esse ano, com a garantia de que a presidenta Dilma Rousseff não vá vetar o aumento. É inadmissível que aqueles que ganham um pouco acima do salário mínimo tenham um reajuste de 6,2% do benefício. O reajuste do salário mínimo vai ficar em torno dos 14,2%. Se não fizermos nada, todos os aposentados e pensionistas da Previdência, dentro de alguns anos, estarão ganhando apenas o salário mínimo”, explicou o senador.

Após a reunião, o senador Paulo Paim destacou as “janelas abertas” deixadas pelo relator Arlindo Chinaglia, que possibilitam a continuidade das discussões sobre um maior reajuste para os benefícios recebidos pelos aposentados.

“O relator da peça orçamentária mostrou no seu relatório aprovado como diretriz fundamental para fecharmos o orçamento, que em dois artigos, ele garante janelas para o entendimento em torno do reajuste dos aposentados e outros benefícios. Com as janelas que o relator deixou, temos o amparo legal para que esse reajuste seja concedido”, destacou Paim.

Na tarde dessa segunda-feira, haverá nova reunião na sala da Comissão Mista de Orçamento, às 16horas, com representantes dos aposentados. “será uma nova rodada de negociações para tentar convencer o governo de que um reajuste de 80% do PIB para os aposentados é possível”, disse o senador.

Rafael Noronha com informações da Agência Câmara

Ouça a entrevista do senador Paulo Paim

{play}images/stories/audio/paim_aposentados_cmo_0711.mp3{/play}

Clique com o botão direito para baixar o áudio

To top