Perseu Abramo lança pesquisa de opinião pública sobre Reforma Política

Perseu Abramo lança pesquisa de opinião pública sobre Reforma Política

Levantamento feito pela Fundação Perseu Abramo confirma que uma ampla maioria da população brasileira é favorável a uma reforma política
 

A Fundação Perseu Abramo (FPA) lançou esta semana a pesquisa de opinião pública sobre Reforma Política. A pesquisa “Reforma Política – 3ª Avaliação” é uma realização do Núcleo de Estudos e Opinião Pública (NEOP) da Fundação Perseu Abramo. O objetivo principal foi investigar o atual grau de envolvimento e adesão da população brasileira a propostas de reforma política em debate no Congresso Nacional. O levantamento ainda retoma temas como o grau de confiança nas instituições e poderes públicos, o apoio a formas diferentes de pensar e a importância da reforma política no Brasil, com destaque para as questões do financiamento de campanhas, das coligações eleitorais, do voto proporcional ou distrital, do voto nominal ou em lista e da alternância de gênero garantindo participação proporcional na representação das mulheres.

Chama atenção na pesquisa o apoio a um dos pontos fundamentais da reforma política – 68% dos entrevistados são favoráveis ao fim das doações de empresas privadas para as campanhas eleitorais.

A proposta de financiamento público levantada pelo Partido dos Trabalhadores visa baratear o custo das campanhas eleitorais e restringir a influência do poder econômico nas decisões políticas.

Foram realizadas 2.400 entrevistas junto a uma amostra representativa da população brasileira com 16 anos e mais – probabilística nos primeiros estágios (sorteio de municípios, setores censitários, quarteirões e domicílios), com controle de cotas de sexo idade no estágio final (seleção dos indivíduos) – cobrindo as áreas urbana e rural de 120 municípios (estratificados em pequeno, médio e grande porte), das cinco macro-regiões do País.

As entrevistas foram realizadas por meio de questionário estruturado, com cerca de 80 perguntas, (duração aproximada de 40 minutos de aplicação), em abordagem domiciliar, norefroma-poltica2a período de 20 de abril a 06 de maio de 2013.  A margem de erro prevista é de 2 pontos percentuais para os resultados com o total da amostra e varia de 3 a 5 pontos percentuais para os resultados nas macrorregiões brasileiras.

Visão Geral
Ampla maioria da população brasileira é favorável a uma reforma política (89%), sendo que três quartos (75%) a considera muito importante, mantendo a tendência observada em estudos anteriores –  2006. E 65% preferem que sejam eleitos novos representantes exclusivamente para fazer a Reforma Política.

Esses dados são muito significativos, pois mostram, por um lado, o anseio por mudanças no sistema político e suas instituições; bem como as demandas pelo seu aprimoramento.

Veja aqui e aqui a pesquisa completa

 

FPA

Leia mais:

Saiba quais mudanças podem ocorrer com a Reforma Política

To top