PF pede arquivamento de inquérito aberto contra líder Humberto Costa

PF pede arquivamento de inquérito aberto contra líder Humberto Costa

Humberto: “O meu sentimento é de que, cumprido o rito de quase um ano e meio de investigações, a verdade dos fatos foi alcançada”A Polícia Federal pediu o arquivamento do inquérito aberto para apurar as suspeitas de que o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), teria recebido R$ 1 milhão do esquema de corrupção da Petrobras para abastecer a campanha ao Senado, em 2010. A investigação havia sido aberta com base nos depoimentos prestados pelo ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa. 

 Para Humberto, a decisão põe fim a um processo nitidamente baseado em acusações falsas “Recebi a conclusão do inquérito pela Polícia Federal não com alegria ou como motivo de comemoração. O meu sentimento é de que, cumprido o rito de quase um ano e meio de investigações, a verdade dos fatos foi alcançada”. 

Ele disse ainda que, desde que as acusações foram divulgadas pela mídia, procurou mostrar que a denúncia não tinha nenhuma base. “Agora, ao fim do inquérito, fica evidenciado que eu tinha razão no que defendia e que a verdade estava ao meu lado. Espero, sinceramente, que o Ministério Público Federal acolha as conclusões oferecidas pela PF e peça ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento desse inquérito em que fui investigado por acusações que se provaram nitidamente falsas”, declarou, em sua página na rede social facebook. 

O ministro relator da Lava Jato no Supremo, Teori Zavascki, deverá enviar o material à PGR (Procuradoria-Geral da República) para que os procuradores se pronunciem a respeito do pedido da PF. Depois, caberá ao próprio Teori decidir se arquiva ou devolve o inquérito para a PF realizar novas diligências. 

Leia mais: 

Sem quórum e sem articulação, Temer sofre segunda derrota no Congresso

PT derruba tentativa de ampliar anistia de multas por desmatamento ilegal 

To top