Presidente do HSBC confirma que banco buscou clientes para depósitos na Suíça

André Guilherme Brandão, presidente do HSBC Brasil, confirmou que banco buscava clientes no Brasil para abertura de conta na Suíça entre 2002 e 2007O presidente do HSBC no Brasil, André Guilherme Brandão, participou na tarde desta terça-feira (5), na condição de convidado, de audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do HSBC, que investiga o escândalo conhecido no exterior de Swiss Leaks, revelado a partir do furto de dados da agência Private do HSBC em Genebra. A lista divulgada traz o nome de maisd de 8 mil brasileiros, titulares em mais de 6 mil contas-correntes. Brandão confirmou ainda um private bank vindo da Suíça para trabalhar no Brasil operou entre os anos de 2002 a 2007 com um propósito: “aconselhar” clientes de altíssima renda sobre de investimentos no exterior com todas as facilidades, inclusive ser detentor de uma conta numérica – sem identificação di nome do titular – na Suíça.

O executivo negou que a instituição no Brasil pudesse ter acesso à lista de brasileiros detentores de contas na agência suíça. Segundo ele, a partir de 2009, quando a autoridade monetária dos Estados Unidos aplicou uma multa de US$ 1,9 bilhão contra a holding do grupo HSBC, o banco iniciou o processo de depuração do que ele chamou de “contas de alto risco”, ou seja aquelas sob suspeição de movimentar resultado de negócios ilícitos, tais como contrabando, tráfico de drogas e pessoas, sequestro, terrorismo etc. “Houve a redução de 70% do total de clientes da área de private banking, de 30 mil para 10 mil”, explicou.

Brandão disse que, a partir de 2012, depois das irregularidades cometidas pelo HSBC terem sido objeto de uma CPI do Senado dos Estados Unidos, o banco iniciou um procedimento de prevenção contra operações financeiras suspeitas em todo o mundo. As investigações resultaram na aplicação da segunda maior multa da história do capitalismo. No Brasil, à mesma época, a área de prevenção de risco como lavagem de dinheiro passou por um reforço, contou Brandão aos senadores. O departamento, que tinha 20 funcionários, aumentou o contingente para 400. No mundo, disse ainda, são 1.500 funcionários nessa área.

A depuração de clientes de alto risco significou, de acordo com o presidente do banco, na extinção de 4,5 milhões de contas correntes. Eram 14,5 milhões de contas no mundo. No Brasil, algumas agências localizadas em áreas de alto risco – que ele não revelou – foram fechadas. Ele disse apenas que 50 agências bancárias no País são monitoradas em tempo real, acompanhando saques na boca do caixa e depósitos em moeda estrangeira. Mesmo assim, o presidente do HSBC negou qualquer acesso à lista de brasileiros que possuíam contas na agência da Suíça, no chamado escândalo Swiss Leaks.

 Receita Federal

Também durante esta terça-feira (05), a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) divulgou que representantes brasileiros estiveram na sede da Direction Générale des Finances Publiques (DGFiP), em Paris – a receita federal francesa -, para receber informações a respeito de contribuintes brasileiros titulares de conta corrente “em uma instituição financeira localizada na Suíça”.

Com base no acordo para evitar a dupla tributação existente entre o Brasil e a França, foram recebidos 8.732 arquivos eletrônicos, cada um contendo o perfil do cliente brasileiro no banco na Suíça. A Receita brasileira realizou 34.666 consultas em seu cadastro, resultando em 652.731 possíveis nomes dos titulares das contas. Depurado esse universo, a Receita chegou à identificação efetiva de 7.243 contribuintes brasileiros correntistas pessoas físicas.

Entre os procedimentos que serão tomados a partir dessa base, a Receita Federal fará a troca de informações com o Banco Central e com o Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, para buscar elementos identificáveis de possíveis práticas de crimes financeiros contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro. Em casos considerados mais graves, a Receita Federal irá acionar a Polícia Federal e o Ministério Público Federal.

Leia mais:

Brasileiros têm US$ 500 bilhões no exterior, diz tributarista à CPI do HSBC

CPI do HSBC só trabalhará com documentos oficiais, reafirma Paulo Rocha

CPI e ministro da Justiça debatem acesso a investigações feitas pela França

 

To top