Pronatec se firma como gerador de renda e desenvolvimento regional

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já se firmou como como gerador de renda e riqueza, além de desenvolvimento regional.  A constatação é do ministro da Educação, Aloizio Mercadante,  que participou, nessa quinta-feira,( 21), em Boa Vista, da solenidade de entrega de certificados a 920 alunos de cursos técnicos e de formação inicial e continuada do programa.

De acordo com Mercadante, o Pronatec qualifica o trabalhador. “Quem parou de estudar, tem a oportunidade de voltar com o Pronatec”, afirmou. “A presidenta Dilma Rousseff tem muita atenção com o programa. Com ele, estamos conseguindo aumentar os salários dos trabalhadores brasileiros.”

Mais de 5 milhões de pessoas estão hoje matriculadas no Pronatec. A meta do governo federal é atingir oito milhões de matrículas até 2014.

O Pronatec foi criado em 2011 para ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, expandir e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância.

Visa também a construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais, aumentar as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional e melhorar a qualidade do ensino médio.

Com informações do MEC

To top