PT foi o partido mais votado na Câmara e no Senado

PT foi o partido mais votado na Câmara e no Senado

Tanto entre os deputados como entre os senadores, os parlamentares do partido de Dilma Rousseff foram os que mais receberam votos dos jornalistas

O PT foi o partido mais lembrado pelos jornalistas na primeira etapa da votação do Prêmio Congresso em Foco

Na Câmara, o deputado mais votado pelos jornalistas na primeira etapa do Prêmio Congresso em Foco 2011 pertence à oposição. É Chico Alencar (Psol-RJ). No Senado, o mais votado é formalmente da base governista, mas trata-se, na prática, de um senador independente, que só acompanha os votos do governo quando acha que isso seja o melhor e mais conveniente. Trata-se de Cristovam Buarque (PDT-DF). Distantes do governo, mais Chico que Cristovam, eles têm uma outra característica em comum: já foram do PT.

E é o antigo partido de Chico e de Cristovam o mais lembrado pelos jornalistas. Somados todos os votos dados na primeira etapa do prêmio pelos 267 jornalistas de 55 diferentes veículos que cobrem o Congresso Nacional, o PT foi o partido mais votado, tanto na Câmara como no Senado.

Os deputados petistas receberam 265 dos 1.223 votos dados pelos jornalistas, 22% do total. Em segundo lugar, ficou o Psol, com 230 votos, 19% do total. O PDT teve 59 votos, ou 13%. E o PCdoB, 151 votos, ou 12%.

Consideradas as citações, ou seja, quantos deputados de cada partido receberam votos, o PT também lidera. Receberam pelo menos um voto 44 deputados do partido, ou 24%. Em segundo lugar, ficaram os tucanos. Receberam votos 25 deputados do PSDB, ou 14%. No PMDB, foram 24 deputados, ou 13%. E no DEM e no PR, 12 citações, ou 7%.

Senadores

No Senado, os petistas receberam 239 votos,ou 26% do total. Em seguida, veio o PMDB, com 164 votos (18%). O PDT teve 158 votos, ou 17%. O DEM, 79 votos, ou 9%. E o PSDB, 71 votos, ou 8%.

Prmio_Senado_partidos_votos

Em termos de citações, foram lembrados mais senadores do PMDB que do PT. Receberam pelo menos um voto 15 senadores peemedebistas, 25% do total. Um senador a mais que os petistas: no PT, foram lembrados 14 senadores, 23% do total. É bom lembrar, porém, que isso representa toda a bancada do PT no Senado: os atuais 13 senadores, e mais a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. O PMDB tem, no total, 21 senadores. Em seguida, vêm o PSDB, com 7 senadores citados, e o PTB, com 4.

Veja mais

Senadores do PT concorrem ao Prêmio Congresso em Foco

Clique aqui para votar no Prêmio Congresso em Foco 2011

Leia tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco

Fonte: Congresso em Foco

To top