PT vai se aproximar da base social e combater o ‘golpe’, afirma Rui Falcão

PT vai se aproximar da base social e combater o ‘golpe’, afirma Rui Falcão

Falcão: “Quem quebrou o Brasil três vezes, como FHC, não deveria pedir para a presidente renunciar”O PT voltará às ruas para conectar-se com sua base, garante o presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão. Em entrevista à agência internacional “Reuters”, ele defendeu a necessidade de a legenda retomar o diálogo “olho no olho” com os segmentos que, historicamente, contribuíram para a construção e fortalecimento do PT.

Falcão explicou que, na manifestação convocada para o dia 20,o PT não pretende competir com o protesto do último domingo (16). “Para nós, o foco principal é a defesa da democracia contra o golpe”, afirmou. Apesar de terem reunido menos gente, as manifestações do dia 16 estavam mais focadas na defesa do impeachment da presidenta Dilma Rousseff e contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do que protestos anteriores, com pautas mais difusas, avalia o dirigente. Políticos da oposição aproveitaram o momento “para aparecer”, destacou.

O presidente do PT repudiou a “manifestação raivosa” do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que sugeriu a renúncia como “saída honrosa” para a presidenta Dilma – eleita com 54 milhões de votos em outubro passado. “Quem quebrou o Brasil três vezes não deveria pedir para a presidente renunciar”, devolveu Falcão a FHC, lembrando que essa ofensiva da oposição coincide com o refluxo da tese do impeachment, a partir da semana passada.

Manifestação do dia 20
Na próxima quinta-feira (20), diversas entidades representantes de movimentos sociais e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), entre outras organizações, marcaram manifestações nas principais cidades do País em defesa do governo Dilma, embora também já tenham avisado que vão protestar contra a atual política econômica.

O PT, explica Falcão, vai às ruas em apoio ao governo legitimamente eleito, mas não subscreve o manifesto de convocação das manifestações, que enfatiza o “fora Levy” [o ministro da Fazenda Joaquim Levy]. Mas o dirigente não vê risco de “mensagens cruzadas”. “O PT estará lá com carro de som, com bandeiras defendendo a democracia contra o golpe”, afirmou ele.

“Dia 20, vamos defender os direitos dos trabalhadores e a democracia e nos solidarizar com aqueles que querem algumas mudanças na atual política econômica”, ressaltou. Por outro lado, ele explica que o PT também não apoia integralmente a “Agenda Brasil”, proposta pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) — diversos pontos voltados a um ajuste econômico — em troca de uma certa blindagem ao governo no Congresso Nacional e em contraponto à chamada “pauta bomba” que vem sendo leva a cabo pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Entre os pontos descartados por Rui Falcão está a instituição da cobrança de consultas no Sistema Único de Saúde (SUS), um dos pontos propostos na “Agenda Brasil”.

O presidente do PT reconhece que há insatisfação e críticas da população ao governo e disse que o partido errou ao aceitar financiamento empresarial. “Nós não tínhamos o direito de ficar parecidos com os outros partidos nesta questão”, enfatizou.

Sobre o governo, ele afirmou que não houve corrupção. “Dilma e o governo não estão envolvidos com corrupção”, finalizou.

Com informações da Agência Reuters

Leia mais:

Humberto diz que crise se resolve rompendo o imobilismo com responsabilidade

Lindbergh recomenda ao governo unificar a base para enfrentar o golpe

 

 

 

 

To top