Regina chama de ‘milícia’ o movimento que ataca ocupantes de escolas

Regina chama de ‘milícia’ o movimento que ataca ocupantes de escolas

Regina rebateu a falácia de que as mobilizações contra a PEC 55 são “coisa de petista”. Foto: Alessandro DantasA senadora Regina Sousa (PT-PI) criticou as mobilizações de grupos que tentam amedrontar os estudantes que ocupam, até esta segunda-feira (31), 1.174 escolas e 130 universidades pelo País. Para ela, essas ações são coisa de “milícia”.

“Não sei nem se é o MBL mesmo que está coordenando isso, mas, se for, é lamentável, porque o movimento que diz que coordenou toda a mobilização de rua de repente virar essa milícia – porque é milícia o que estão fazendo com as escolas”, disse a senadora.

Representantes dos alunos que ocupam escolas e universidades participaram, nesta segunda-feira, de um debate na Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH) sobre os impactos da chamada PEC da Maldade (PEC 55 no Senado e 241, na Câmara) na educação.

Para Regina, é preciso que a discussão sobre essa proposta seja feita sem preconceito político. “Sem saber de quem é filho o militante, o menino que está na frente [das ocupações nas escolas]. Vamos debater com eles o que é melhor. Com os professores o que é melhor. Há professores contra? Vamos botar uns com os outros debatendo civilizadamente. Por que não?”, questionou.

Ela também rebateu as falácias de que as mobilizações contra a PEC da Maldade “são coisa de petista”. “Bresser Pereira não é do PT. Leiam os textos dele sobre essa PEC. A CNBB não é do PT. A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil está aí com uma nota contestando a PEC. [O médico] Dráuzio Varella, pelo que me consta, não é do PT, mas ele fez uma fala contestadora também, mostrando as perdas da saúde em relação a essa proposta”.

Governo foge de novo

Pela terceira vez consecutiva, nenhum integrante do Poder Executivo apareceu no Senado para falar a favor da PEC 55, que reduz os gastos do governo na área social pelos próximos 20 anos.

O senador José Medeiros (PSD-MT) até tentou justificar a ausência de governistas na discussão, nesta segunda-feira. Sem argumentos, fez os costumeiros ataques ao PT. Mas foi prontamente rebatido pela senadora Regina Sousa (PT-PI).

“A melhor coisa que a gente faz, em vez de ficar falando mal um do outro, é debater, mas debater com sinceridade e cara a cara, porque não adiante estar fazendo o debate de longe. Talvez por isso os senhores [aliados de Temer], como o senhor mesmo disse, estejam perdendo o debate”, disse Regina a Medeiros, da tribuna do Senado.

 

Leia mais:

Estudantes repudiam violência e defendem ocupação e mobilização contra PEC da Maldade

 

To top