Regina Sousa defende Educação em Direitos Humanos nas escolas brasileiras

“A implantação da disciplina Educação em Direitos Humanos nas escolas vai acabar com a violência e ajudar crianças e jovens a entender a cor da pele e a igualdade de gênero”, comentou a senadora Regina Sousa (PT-PI) ao participar de mesa redonda na Universidade Estadual do Piauí sobre ações concretas em Direitos Humanos, promovida pela instituição de ensino em parceria com o Grupo Matizes.

Regina Sousa destacou que é preciso que crianças e jovens saibam que preconceito racial e de gênero são crimes e que precisam ser combatidos. E relatou que o preconceito está enraizado nas nossas origens, embora muitos não admitam isso. Para a senadora só com a educação em Direitos Humanos nas escolas é possível acabar com esse mal que tanto maltrata as pessoas no Brasil.

Dados do Ministério da Saúde mostram que é grande o número de mulheres negras e indígenas que morrem no parto, caracterizando o “preconceito institucionalizado” como causa das mortes, de acordo com a senadora. Outra preocupação da parlamentar é o aumento de jovens negros assassinatos no Brasil. “As grávidas começam a sofrer preconceito ao chegar na Maternidade e pelos profissionais de saúde e isso precisa mudar.”

“Eu não sou especialista em Direitos Humanos, mas tenho sensibilidade”, revelou Regina, que é titular da Comissão de Direitos Humanos do Senado.

Além da senadora, participaram da mesa redonda professores da UESPI e a integrante do Movimento Democrático de Mulheres de Lisboa, Maria Joana Alves Pereira que desenvolve o projeto Viver Direitos, Vencer Violência – da escola ao espaço público que objetiva combater a violência de gênero e contra a mulher. A atividade foi promovida pelo Núcleo Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Estadual do Piauí.

Assessoria da senadora Regina Sousa

 

Leia mais:

Aprovado relatório de Regina que amplia segurança à vítima de violência

To top