Relatório de Paim sobre regulamentação do direito de greve avança no Senado

Relatório de Paim sobre regulamentação do direito de greve avança no Senado

Projeto foi alvo de discussão entre os senadores Paulo Paim e Aloysio Nunes em plenárioA Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou, nesta quarta-feira (07), o Projeto de Lei do Senado (PLS 287/2013), que dispõe, entre outras coisas, da regulamentação do direito de greve. O relator do projeto, senador Paulo Paim (PT-RS), rejeitou o PLS 710/2011, de autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e que tramitava em conjunto com a matéria aprovada.

O projeto visa regulamentar o direito de greve do servidor público, previsto na Constituição de 1988, mas que ainda carece de parâmetros.

O relatório apresentado por Paim, além de regulamentar o direito de greve, dispõe sobre as relações de trabalho, o tratamento de conflitos e regulamenta a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), estabelecendo as diretrizes da negociação coletiva no âmbito da administração pública da União, estados, Distrito Federal e municípios.

De acordo com o senador, o texto do projeto aprovado – PLS 287 – “tem um espírito mais próximo às ideias democráticas modernas, deixando às partes maior margem para a autocomposição de suas desinteligências”, apontou Paim, em seu relatório.

O senador ainda propõe a Justiça do Trabalho como órgão competente para julgamento de dissídios e ações sobre greves recorrentes da aplicação da lei.

O projeto aprovado é resultado da Sugestão Legislativa 7/2012, de autoria do Fórum Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Foncate).

Discussão
No último dia 29 de setembro, em plenário, o senador Aloysio Nunes apresentou requerimento ao plenário da Casa solicitando que a Presidência do Senado acelerasse a tramitação do texto fazendo-o avançar para a Comissões de Assuntos Sociais e de Constituição e Justiça, mesmo antes da análise na CDH.

Na oportunidade, o senador Paulo Paim lembrou que aguarda há duas mais de duas décadas decisão sobre um de seus projetos sobre o mesmo tema. “Tenho dois projetos que buscam regulamentar o direito de greve dos servidores. Um deles apresentei há 23 anos”, rebateu.

Tramitação
O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Assuntos Sociais. 

Confira a íntegra do projeto aprovado

Leia mais:

Tucano ensaia retirar análise sobre o direito de greve da comissão de direitos humanos

To top