Retorno da CPMF daria novo fôlego ao orçamento do Sistema Único de Saúde

Retorno da contribuição melhoraria a vida de usuários do SUSO Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro é o maior de todo o mundo. Está disponível para  toda a população e somou, somente no ano passado, R$ 92,2 bilhões em investimentos públicos. Para ampliar os recursos financeiros para a área, o PT defende o retorno da CPMF, ou imposto do cheque, como é mais conhecido.

A contribuição, que já fez parte da rotina dos brasileiros, teria como destino exclusivo a Saúde. Entre 2003 e 2006, a CPMF garantiu R$ 91,6 bilhões em arrecadação, de acordo com levantamento realizado pelo governo federal na época.

“Eu defendo porque a Saúde precisa de recursos, porque é um imposto limpo, transparente, não cumulativo, não regressivo e, quando existia, atingia não mais do que 13 milhões de pessoas, cerca de 10% da população brasileira”, detalhou o presidente Nacional do PT, Rui Falcão, em coletiva de imprensa na semana passada. O tema será discutido durante a segunda etapa do 5º Congresso Nacional do partido, em Salvador (BA), entre os dias 11 e 13 de junho.

O deputado Paulo Teixeira (SP) defende que a proposta não incida sobre os trabalhadores com renda mais baixa e alguns segmentos da classe média. “A CPMF ajudaria no combate à sonegação e é muito importante para maiores investimentos em Saúde”, argumenta.

Criada em 1996, a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) vigorou até 2007. A partir de 2002, o recurso deixou de ir exclusivamente para o Fundo Nacional de Saúde e passou a ser dividido com a Previdência Social e o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza. Em 2004, voltou a ser destinada somente ao setor de Saúde, com alíquota de 0,38% sobre movimentações bancárias, como transferências, utilização de cheques e saques.

Fonte: Agência PT de Notícias

Leia mais:

Dilma diz a jornal que medidas para retomada do crescimento saem até agosto

Humberto Costa desmonta, uma a uma, mentiras tucanas sobre o SUS

Extinção da CPMF foi um dos grandes equívocos do País

 

To top