Decisão sobre afastamento de Dilma já está tomada, denunciam senadores

Decisão sobre afastamento de Dilma já está tomada, denunciam senadores

Gleisi Hoffmann: “Se o resultado já está posto, estamos aqui como gado no brete, indo para o abatedouro”Não faz sentido que uma comissão de senadores tenha sido convocada e se reúna para analisar a admissibilidade do processo contra a presidenta Dilma Rousseff se o resultado já é esperado e não será modificado.  A conclusão é da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) que nesta quinta-feira (28) criticou duramente os parlamentares golpistas que fincaram pé e se recusaram a aprovar requerimentos que propunham a apresentação de documentos para embasar a defesa da presidenta.

A comissão se reuniu para ouvir dois dos três autores do pedido de impeachment da presidenta, Janaína Paschoal e Miguel Reale Júnior. O advogado Hélio Bicudo não veio e justificou sua ausência por doença. Antes da exposição, os senadores tentaram aprovar requerimentos para solicitar o envio de informações de diversos ministérios e órgãos de controle sobre os decretos e as operações que sustentam a denúncia. No entanto, foram rejeitados pelo relator, Antonio Anastasia (PSDB-MG), revelando que seu relatório já deve estar pronto e recomendar o afastamento da presidenta.

“Estamos aqui como gado no brete, indo para o abatedouro”, lamentou Gleisi, destacando que a maioria da comissão do golpe não está interessada em ouvir argumentos, mas em garantir o afastamento da presidenta. Brete é aquele corredor de madeira onde os bois são enfileirados para irem para o abate.

Gleisi explicou que os documentos comprovam textualmente que a presidenta não cometeu crime algum. “Estamos aqui vendo o cerceando do direto de a presidenta apresentar sua defesa e as provas de que ela foi orientada a agir ou mesmo a se omitir em determinados casos”, queixou-se.

O líder do governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), reclamou que os mesmos parlamentares que sempre acusaram os governistas de “passar o rolo compressor” sobre os direitos da oposição agora tratoram o direito de defesa da presidenta. “A tentativa de nos calar aqui tem uma razão e um objetivo: conquistar a opinião pública”, acusou Humberto, lembrando a fatia da população que é contrária ao impeachment da presidenta.

O senador disse ainda que admitir o processo contra a presidenta não traz consequências simples. “Aplica-se uma pena à chefe do Executivo (o afastamento por até 180 dias) e é preciso levar em conta se houve ou não dolo, se é ou não um crime tipificado”, justificou.

De nada adiantaram os apelos. Os oito requerimentos foram rejeitados. Ainda assim, o presidente da Comissão, Raimundo Lira (PMDB-PB) determinou à secretaria da comissão que os documentos que a senadora Gleisi pede nos requerimentos, com a respectiva certidão, sejam entregues ao relator. Mas evidentemente, não devem ser levados em conta.

Giselle Chassot

 

Leia mais:

Parcialidade do relator revela que processo começa mal, diz Humberto

Decretos assinados por Dilma não configuram crime, explica Donizeti

Gleisi Hoffmann detalha por que argumentos do golpe não são sustentáveis

To top