Senadores vão debater consulta ao SPC antes de contratação

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (29/02), requerimento do senador Paulo Paim (PT-SP) que pediu a realização de audiência pública para discutir a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que reconheceu o direito de uma empresa de Sergipe de consultar o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) antes de admitir empregados.

Na avaliação de Paim, a decisão abre precedente para que qualquer empresa passe a acessar a “ficha” dos candidatos a emprego em instituições de proteção do crédito, como o SPC e o Serasa, entre outros, antes da contratação. A intenção do senador  gaúcho é tentar reverter a decisão do TST.

Ele argumentou que, quando operário, precisou passar pelo constrangimento de optar pela compra de comida e remédio em detrimento de pagar lojas e bancos, e que só conseguiu quitar o que devia depois de conseguir um novo emprego. “O trabalhador precisa ser admitido para trabalhar e conseguir honrar suas dívidas”, afirmou.

A data da audiência e o nome dos convidados que participarão do debate ainda serão definidos pela comissão. Por sugestão de Paim, juristas da turma que proferiu a decisão poderão ser convidados a discutir o tema.

Com informações da Agência Senado

Leia mais:

Consulta ao SPC para contratar empregado é discriminatória

To top