Subcomissão de Desenvolvimento do Nordeste visita Sergipe

A Subcomissão Permanente do Desenvolvimento do Nordeste (CDRN), presidida pelo senador Wellington Dias (PT/PI), realiza, nesta segunda-feira (19/03) visita técnica a Aracaju, capital de Sergipe. O evento tem início às 8h e segue até às 13h, no auditório Oviedo Teixeira, localizado à BR-235, Km 16, Aracaju/Laranjeiras.

As visitas fazem parte de um calendário de discussões a serem realizados nos nove estados nordestinos, e mais em Minas Gerais e Espírito Santo, que têm parte de seus municípios na área de influência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Sergipe é o quinto estado nordestino a receber visita técnica da Subcomissão e será debatida a temática Bacia de Irrigação, Canal Xingó, Turismo e Cultura. Em cada um dos estados já visitados – Alagoas, Paraíba, Piauí e Ceará – foram debatidos temais específicos, mas de interesse do desenvolvimento de toda a região. Em Alagoas foi discutido Desequilíbrio Fiscal; na Paraíba, a Infraestrutura, ZPEs e Zona Franca; no Piauí, Energias Renováveis no Nordeste e Aviação Regional; no Ceará, Recursos Hídricos, Políticas Sociais voltadas para o Nordeste (erradicação da miséria) e Programa Água Para Todos.

O objetivo da reunião, além de tratar sobe essa temática específica, há ainda espaço de debate em que o Governo Federal tem a oportunidade de apresentar as suas ações para a região, em especial aquelas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); e o governo estadual apresenta o seu plano de ação e as suas demandas. Há ainda um espaço para que a sociedade participe das discussões. E ao final do encontro serão colhidas informações gerais sobre a reunião e a estrutura básica proposta.

De acordo com o senador Wellington Dias é necessário colocar o Nordeste na pauta nacional, discutindo e definindo o que é prioritário para a região. “A ideia é buscar subsídios para elaborar um projeto de desenvolvimento integrado do Nordeste sob a ótica da região”, destaca.

Segue programação:

8h – 8h30: recepção/credenciamento

8h30 – 9h: abertura

9h – 9h30: Primeira parte – apresentação do Governo federal

9h30 – 10h: Segunda parte – apresentação de ações específicas no Estado (Plano de Desenvolvimento do Estado)

10h – 10h30: Terceira parte – debate sobre o tema Bacia de Irrigação, Canal Xingó, Turismo e Cultura

10h30 – 11h: Intervalo

11h – 12h30: Debate com o público por meio de perguntas por escrito

12h30 – 13h: Encerramento

To top