Suplicy cobra recursos para Parque Serra da Capivara

Com o senador Wellington, o senador Suplicy encaminhou carta à presidenta Dilma e à ministra do Meio Ambiente pedindo intervenção do Governo Federal.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) subiu a tribuna do Senado, nesta quinta-feira (15/03), para pedir ao Governo Federal recursos para o Parque Nacional Serra da Capivara. Ele comunicou que enviará um ofício, subscrito por ele e pelo senador Wellington Dias (PT-PI), à presidente Dilma Rousseff e a ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, pedindo intervenção do Governo Federal no Parque. Segundo o parlamentar, a fauna e flora do parque foram quase devastados nos últimos dez anos por falta de verba.

O Parque, localizado no sudeste do Piauí, recebeu, da Unesco, em 1991, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. E em 2002 foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade. Ambos os títulos foram conferidos após o reconhecimento de que a área reúne a maior concentração de pintura rupestres do Brasil e apresenta indícios de que o primeiro homem das Américas tenha entrado por ali, por volta de 130 mil anos atrás.

Suplicy ressaltou que além do valor ambiental, o parque possui outras características relevantes. “Serra da Capivara teve múltiplas motivações ligadas à preservação do meio ambiente e dos mais importantes patrimônios de nossa Pré-História, além de seu valor turístico, que certamente contribui para o desenvolvimento da região”, argumentou.

O parlamentar ainda destacou que o Parque possui o mais moderno museu de pesquisa arqueológica da América do Sul, fruto do trabalho da pesquisadora Niède Guidon. Eduardo Suplicy relatou que a doutora “teme que seu trabalho e o patrimônio sejam destruídos”. O receio de Niède, segundo o senador, a levou a pegar dinheiro emprestado para dar prosseguimento às pesquisas, mas parou de fazê-lo porque, aos 80 anos, ela busca tratamento no exterior para graves problemas de saúde.

 

Saiba mais:

Veja o ofício que senadores Eduardo Suplicy e Wellington Dias enviarão a presidente Dilma Rousseff

Leia a íntegra do discurso de Suplicy

To top