Suplicy destaca lançamento de livro sobre renda miníma

Senador fará reunião para tratar do tema durante evento

Suplicy destaca lançamento de livro sobre renda miníma

Por que Renda Básica mereceu citação de
Suplicy em plenário devido à relevância da
obra

O lançamento de um livro que se dedica ao pagamento, individualmente, de um valor aos cidadãos integrantes de uma comunidade política foi tema de discurso, no plenário, do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) na tarde desta terça-feira (27). O parlamentar é histórico defensor de propostas que visem garantir transferência de renda e, em 1991, apresentou o projeto que cria programa de garantia de renda mínima.

O senador fez referência à publicação do título Por que Renda Básica, que tem como autor o economista e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Josué Pereira da Silva. O livro será lançado na próxima quinta-feira (29), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na capital paulista, quando Suplicy participará de debate que contará com a presença do secretário de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer, e do representante da Editora Annablume, José Roberto.

No livro, o autor resgata um histórico da contribuição do sociólogo e economista André Gorz. O professor Silva, conforme Suplicy discursou, apresenta em Por que Renda Básica como se deu a conversão desse cientista social à ideia da renda básica da cidadania. Segundo o senador, que fez a leitura na tribuna de trechos da introdução da obra, Gorz é um dos estudiosos de maior relevo nesses últimos cem anos.

O senador, a propósito de audiência pública realizada nesta terça-feira promovida pela Comissão Senado do Futuro e pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), resgatou diálogo que teve com o sociólogo italiano Domenico ee Masi. “Perguntei a ele se considerava consistente com todas as suas proposições e análises o conceito de renda básica de cidadania e se seria algo que viria a existir no futuro próximo, tal como no livro ele estava dizendo que o futuro está começando”, contou. “E a resposta foi sim.”

Suplicy, na condição de coordenador da Rede Brasileira da Renda Básica, afirmou que pretende aproveitar o lançamento do livro para uma reunião preparatória do 15º Congresso Internacional da Rede Internacional da Base Income Earth Network. Esse evento está previsto para Montreal, no Canadá, entre os dias 27 a 29 de junho próximos. O senador participará do evento, juntamente com a professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Publicas da Universidade Federal do Maranhão, Maria Ozanira da Silva e Silva.

To top