Suplicy destaca viagem do Papa Francisco à Terra Santa

Para senador, a iniciativa contribui para a paz

Suplicy destaca viagem do Papa Francisco à Terra Santa

“São gestos que demonstram a importância
da união de todos”

 O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) destacou, em pronunciamento ao plenário, nesta quinta-feira (29) a importância da viagem realizada pelo Papa Francisco à Terra Santa, no último final de semana, uma jornada “marcada pelo diálogo entre as três grandes religiões monoteístas: a católica, a judaica e a muçulmana”. Francisco visitou lugares considerados sagrados por esses credos, acompanhado de líderes religiosos do Judaísmo e do Islamismo e reuniu-se com o presidente de Israel, Shimon Peres, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e os convidou a irem juntos ao Vaticano. “São gestos que demonstram a importância da união de todos, independentemente do nome da fé que cada um professe”, avaliou Suplicy.

Para o senador, a iniciativa do papa contribui para a construção de uma paz duradoura no Oriente Médio, “essa região tão cheia de simbolismo e de desencontros”. Suplicy manifestou sua esperança de que os israelenses e os palestinos cheguem a um acordo que permita aos dois povos terem seus direitos reconhecidos de parte a parte, assegurando a coexistência pacífica dos dois Estados e das duas Nações. “Quem sabe possamos ver em breve não mais bombas ou foguetes sendo lançados de um lado para o outro”.

Suplicy considera que a paz entre a Palestina e Israel é essencial para distender as relações conflituosas entre outros países da região e desses com governos do Ocidente, como o Irã e os países que vivenciaram, recentemente, conflitos na chamada “Primavera Árabe”. O senador esteve em Teerã (capital do Irã) no último mês de fevereiro, integrando uma comitiva de parlamentares e testemunhou a garantia daquele governo de só vai utilizar a energia nuclear — principal foco de conflito com os Estados Unidos  —para fins pacíficos. Ele defende o término das sanções econômicas dos Estados Unidos e da União Europeia ao Irã. 

To top