Suplicy: Dilma está avançando na meta de efetivamente erradicar a pobreza

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) falou, nesta quinta-feira (14/05), da palestra que fez em Paris, durante a reunião do Projeto No Poor, uma entidade voltada para pesquisa e elaboração de propostas para a erradicação da pobreza no mundo globalizado. Suplicy apresentou a experiência do Brasil no combate à extrema pobreza.

“Fui convidado para expor o projeto de combate à pobreza extrema, Brasil Sem Miséria, a respeito da evolução dos programas de transferência de renda, desenvolvidos pelos governos brasileiros nos âmbitos municipais, estaduais e nacional, em especial o desenvolvimento tão positivo do Programa Bolsa Família”, contou Suplicy.

Em 2003, as famílias que viviam abaixo da linha de pobreza eram 17,5% do total. Em 2008, caiu para 8,8% e, no ano passado, estava próximo de oito e pouco por cento.

Outro programa, destacado pelo senador na reunião da No Poor, foi a Busca Ativa, que o governo utiliza para localizar as famílias ainda não beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. É por meio do Busca Ativa, que milhares de brasileiros estão sendo contatados, mesmo nas regiões mais distantes, e inscritos para se beneficiar dos recursos disponibilizados pelo governo.  “É com esse esforço que a Presidenta Dilma – e eu ali assinalei – conseguiu fazer com que, desde junho do ano passado, mais 700 mil famílias praticamente fizessem parte desse processo. Portanto, a Presidenta Dilma está avançando na meta de efetivamente chegar a 2013, antes, portanto, de 2014, com a proposta de erradicar de vez a pobreza daquelas famílias que vivem com menos de R$70,00 per capita”, afirmou o senador.

Em Paris, Suplicy falou também do Programa Brasil Carinhoso, recém lançado no Brasil, e que complementa a renda das famílias que possuem crianças de zero a seis anos de idade e ainda não recebiam o valor pago pelo Bolsa Família de R$ 70,00 per capita.  

Leia a íntegra do discurso do senador Eduardo Suplicy

To top