Suplicy elogia combate ao ‘crack’

O senador paulista destacou trabalho do TJ-SP de montar posto na Cracolândia para combater o envolvimento de menores com as drogas

Suplicy elogia combate ao ‘crack’

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) destacou nesta terça-feira (04/10) a iniciativa do Tribunal de Justiça de São Paulo de montar um posto na Cracolândia, região do centro de São Paulo, para combater o envolvimento de crianças e adolescentes com as drogas. Os juízes acompanharão menores que vivem nas ruas para decidir se deverão ser internados em clínicas de tratamento para dependentes, encaminhados a abrigos ou mandados de volta à casa de suas famílias. Suplicy considerou a atitude louvável e até se ofereceu, caso não haja impedimento, para participar das atividades do grupo um dia.

O senador elogiou entrevista do coordenador do projeto, desembargador Antonio Carlos Malheiros, ao portal Terra. Em declarações que Suplicy considerou “sensatas e esclarecedoras”, o magistrado explicou que a internação dos menores será a última opção de tratamento, porque o tribunal é contrário à internação compulsória generalizada.

De acordo com Malheiros, os primeiros passos serão manter contato com as crianças e adolescentes, verificar quem são, onde moram, há quanto tempo estão nas ruas e se as famílias estão dispostas a ajudar em sua recuperação.

Eduardo Suplicy citou ainda comparação feita pelo desembargador entre a ação a ser adotada em São Paulo e a internação compulsória realizada no Rio de Janeiro. Segundo o magistrado, no Rio, o processo foi rapidíssimo, mas as pessoas retiradas compulsoriamente estariam em lugares inadequados e depois de algum tempo podem voltar às ruas e criar uma nova Cracolândia na cidade. Em São Paulo, o tribunal está trabalhando em parceria com a prefeitura, que vai fornecer locais para as internações. “Achei a entrevista esclarecedora e quero elogiar sua forma de pensar e sua iniciativa. Essas declarações foram muito sensatas e quero transmitir ao desembargador que me proponho um dia a lhe acompanhar neste trabalho se ele avaliar como adequado”, afirmou Suplicy.

Leia a íntegra do discurso do senador Eduardo Suplicy

To top