Suplicy elogia criação do conselho dos produtores de laranja

Senador elogia decisão do Cade que deve beneficiar os pequenos produtores do Brasil

Suplicy elogia criação do conselho dos produtores de laranja

“Faz alguns anos que as
associações de pequenos e
médios produtores de laranja
clamam pela constituição de
um fórum”

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) comemorou, nesta quinta-feira (20), a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que aprovou, nesta semana, o Conselho dos Produtores e Exportadores de Suco de Laranja, o Consecitrus.

“Faz alguns anos que as associações de pequenos e médios produtores de laranja do Estado de São Paulo clamam pela constituição de um fórum, onde fosse minimizado o elevado poder de compra das empresas processadoras de suco de laranja”, disse o senador, destacando que essa decisão deve beneficiar a  Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, a Associação Brasileira de Citricultores e o Sindicato Rural de Ibitinga.

De acordo com o senador, o conselho será o local para as discussões e definição de ações que visam a melhorar das condições de comercialização da laranja pelos citricultores. Atualmente, apenas quatro empresas controlam esse mercado no País.

O senador petista vem apontando, há algum tempo, o intenso processo de concentração econômica em quatro grandes grupos processadores de suco da fruta, o que penaliza cada vez mais os pequenos e médios produtores de laranja do País, especialmente os do estado de São Paulo.

Leia mais:

Suplicy expõe problemas da citricultura no Brasil

Suplicy: Consecitrus deve atender produtor de laranja

Suplicy questiona representatividade de entidades dos citricultores

To top