SUS agora tem indicador de qualidade dos serviços

 

Índice avaliou a atenção básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência

O acesso e a qualidade dos serviços de saúde no País foram avaliados pelo Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), ferramenta lançada na quinta-feira (01º/03), pelo Ministério da Saúde. A avaliação considerou, entre 2008 e 2010, os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infraestrutura de atendimento e se os serviços têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população. O levantamento de dados será feito a cada três anos.

O IDSUS 2012 avalia, com pontuação de 0 a 10, municípios, regiões, estados e o País, com base em informações de acesso, que mostram como está a oferta de ações e serviços de saúde, e de efetividade, que medem o desempenho do sistema, ou seja, o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados.

“Além de dar maior transparência ao quadro geral da oferta e da situação dos serviços de saúde, o IDSUS 2012 servirá de base para que os dirigentes dos três níveis – federal, estadual e municipal – tomem decisões em favor do aprimoramento das ações de saúde pública no País”, explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Grupos – A estimativa considerou a existência de seis grupos homogêneos de municípios, que possuem características semelhantes como, por exemplo, população, perfis socioeconômicos e epidemiológicos. A formação dos grupos levou em consideração a análise de três índices: Desenvolvimento Socioeconômico, Condições de Saúde e Estrutura do Sistema de Saúde do Município.

Pontuação – O Brasil possui IDSUS equivalente a 5,47. A região Sul teve pontuação de 6,12, seguida da Sudeste (5,56), Nordeste (5,28), Centro-Oeste (5,26) e Norte (4,67). Entre os estados, possuem índices mais altos os da região Sul – Santa Catarina (6,29), Paraná (6,23) e Rio Grande do Sul (5,90). Na sequência, vêm Minas Gerais (5,87) e Espírito Santo (5,79). As menores pontuações são do Pará (4,17), Rondônia (4,49) e Rio de Janeiro (4,58).

O IDSUS 2012 está disponível para consulta aqui 

To top