SUS lança estratégia contra doenças crônicas, incluindo obesidade

Rede vai fortalecer o cuidado integral do diagnóstico à reabilitação, redução de danos, reduzir o sedentarismo e melhorar a alimentação

Pacientes com doenças crônicas terão uma assistência qualificada no Sistema Único de Saúde (SUS) com a criação da Rede de Atenção, pelo Ministério da Saúde. A Rede será criada para estimular hábitos mais saudáveis, fortalecer o cuidado integral e humanizar o atendimento, com reforço às ações de diagnóstico, tratamento, reabilitação e redução de danos.

A rede vai funcionar com linhas de cuidados específicos voltados à prevenção e tratamento das doenças crônicas, principalmente o diabetes, a hipertensão arterial e alguns tipos de câncer. O tratamento do excesso de peso e obesidade ainda incluirá a cirurgia para os casos considerados graves. Os critérios para a implantação dessas linhas de cuidados serão definidos pelo Ministério da Saúde, em normativas específicas.

Tratamento nas Unidades Básicas de Saúde

A porta de entrada prioritária da rede será a Unidade Básica de Saúde, que vai acolher o usuário com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde. Em caso de um usuário com diabetes e sobrepeso que apresente sua glicemia controlada, por exemplo, ele poderá pegar os medicamentos na Unidade Básica de Saúde e ser encaminhado a um polo de Academia de Saúde para realizar atividades físicas.

Se esse mesmo usuário apresentar complicações do diabetes, como lesão ou doença no rim (nefropatia), ele será encaminhado a um serviço especializado. A equipe de atenção básica fará o acompanhamento contínuo do usuário.

O Ministério da Saúde também vai incentivar parcerias para que municípios possam prestar serviços aos usuários de outras cidades, completando a rede de atenção à saúde de pessoas com doenças crônicas.

Fator de risco

A obesidade é um forte fator de risco para saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e casos de pré-diabetes. Pessoas obesas também têm mais chance de sofrer com doenças cardiovasculares, principalmente isquêmicas (infarto, trombose, embolia e arteriosclerose), além de problemas ortopédicos, asma, apneia do sono, alguns tipos de câncer, esteatose hepática (gordura no fígado) e distúrbios psicológicos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças crônicas constituem um dos grandes desafios de saúde pública.

No Brasil, 72% das causas de mortes e 60% de todo o ônus decorrem dessas doenças. No ano 2020, as doenças crônicas serão responsáveis por 80% da carga de doença nos países em desenvolvimento. Atualmente, apenas 20% da população nesses países realizam o tratamento prescrito.

Academia da Saúde

Academias de Saúde oferecem equipamentos
e orientação profissional para a prática
de exercícios

O Programa Academia da Saúde, inspirada no Programa Academia da Cidade, que o senador Humberto Costa (PT-PE) colocou em prática entre 2000 e 2003, quando esteve à frente da Secretaria de Saúde do Recife, é a principal estratégia para induzir o aumento da prática da atividade física na população.

A iniciativa prevê a implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para a orientação de práticas corporais, atividades físicas e lazer. Atualmente, há mais de 2,6 mil polos habilitados para a construção em todo o país e outros 155 projetos pré-existentes que foram adaptados e custeados pelo Ministério da Saúde.

Meta é reduzir o sedentarismo e melhorar a alimentação

A Rede de Atenção à Saúde tem o objetivo de frear a obesidade e o sedentarismo, que são fatores de risco importantes para doenças crônicas. A última pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada em 2011, mostra que o excesso de peso e a obesidade têm crescido no país. De acordo com o estudo, a proporção de pessoas acima do peso no Brasil avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.

Para melhorar a dieta dos brasileiros e a qualidade de vida, o Ministério da Saúde firmou um acordo com a indústria alimentícia que prevê a redução gradual do teor de sódio em 16 categorias de alimentos. A previsão é de que, até 2020, estejam fora das prateleiras mais de 20 mil toneladas com o teor deste alimento. Se o consumo de sódio for reduzido para a recomendação diária da OMS (menos de cinco gramas por pessoa diariamente), os óbitos por AVC podem diminuir em 15%, e as mortes por infarto em 10%. Ainda estima-se que 1,5 milhão de brasileiros não precisariam de medicação para hipertensão e a expectativa de vida seria aumentada em até quatro anos.

Com informações da Secom

Foto: Prefeitura de Ourinhos (SP)

Leia mais:

Academias da Saúde: programa de Humberto chega a mais 92 cidades

Acordo para redução de sódio inclui novos alimentos

Campanha da Anvisa quer ajudar brasileiros a consumir menos sal

To top