Treinamento dos voluntários para a Copa começa em março

Brasil Voluntário mobilizará 57 mil pessoas para a Copa das Confederações e para 2014

O Governo Federal vai selecionar e treinar 7 mil pessoas para participar da Copa das Confederações e outras 50 mil para a Copa do Mundo de 2014. Por meio do programa Brasil Voluntário, os escolhidos começarão a ser capacitados em março para atuar no suporte à gestão, operação do evento ou apoio ao turista. A carga horária será de seis horas diárias e os voluntários receberão alimentação, uniforme e um seguro.

Os selecionados pelo programa do governo vão se somar aos voluntários recrutados pela FIFA, que atuarão nos estádios. O Programa Brasil Voluntário deverá suprir a necessidade de quadros para trabalhar em aeroportos, áreas turísticas e na organização do evento. Os escolhidos receberão treinamento certificado por uma universidade federal, a partir de março.

Para ser voluntário, o candidato deve ter no mínimo 18 anos de idade, residir no Brasil e ter disponibilidade de horário. Com o cadastro, o interessado passa a fazer parte da Rede Social Brasil Voluntário, onde pode se reunir com outros inscritos e receber as informações do projeto. Segundo o Ministério do Esporte, Aldo Rebelo, esse tipo de experiência costuma ser valorizada pelos selecionadores na procura pelo primeiro emprego.

Duas fases de treinamento
O treinamento dos voluntários para a Copa das Confederações será feito em duas fases. A primeira, virtual, deve ser no começo de março. O conteúdo da primeira parte inclui a história do futebol e das Copas do Mundo, iniciativas públicas de esporte, ações de voluntariado, história do Brasil e das seis cidades-sede da Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador), noções básicas de inglês e de espanhol e recepção e orientação aos turistas.

Feito o treinamento virtual, os participantes serão avaliados. Os classificados serão notificados nas primeiras semanas de abril. No mesmo mês começa o processo presencial de formação. Os selecionados para essa fase participarão de treinamentos específicos nas seis cidades-sede. O foco será familiarizar os voluntários aos locais onde eles vão trabalhar à função que vão desempenhar. “Temos uma enorme responsabilidade de qualificar bem essas pessoas que serão voluntárias. Vamos ceder todos os conteúdos que temos, informações sobre a cultura e museus”, diz a ministra da Cultura, Marta Suplicy.

Formados e preparados para ajudar na realização da Copa das Confederações, os voluntários selecionados conhecerão seus locais de trabalho no fim de maio. A competição começa em 15 de junho e termina no dia 30 do mesmo mês. A partida de abertura será em Brasília, no Estádio Nacional Mané Garrincha, entre Brasil e Japão. A final está marcada para o Maracanã, no Rio de Janeiro.

Rede Social
A Rede Social Brasil Voluntário permite a publicação de fotos ou vídeos, participação em grupos, conversas por mensagens. Há também a opção de “escalar voluntário”, em que o internauta escala outro usuário para o seu “time” de amigos. Entre as ferramentas que facilitam a interação entre os participantes, o sistema oferece um sistema de busca. Ao visitar um perfil de outra pessoa, será possível visualizar os “escalados” em comum, as últimas publicações, os álbuns de fotos e os grupos de que aquele usuário participa. E muito em breve um chat será disponibilizado para afinar as conversas pessoais.

A rede social também é reservada para assuntos oficiais do Brasil Voluntário e o ambiente servirá de acesso ao treinamento a distância. Lá, os candidatos podem acompanhar tudo o que acontece e ficar informados sobre o programa, através das notificações ou mensagens enviadas pelos administradores. 

Como participar
As inscrições para a Copa das Confederações estão abertas até 16 de fevereiro, por meio do portal Brasil Voluntário. Para 2014, a seleção dos 50 mil voluntários será aberta após os jogos de 2013. Os interessados devem inscrever-se pelo portal Brasil Voluntário, mas não é preciso esperar para participar. Enquanto o prazo não chega, todos estão convidados a entrar na rede social do programa.

Em Questão

Acesse o portal Brasil Voluntário

To top