TVs Comunitárias: Ana Rita coordena fórum de debate


Comissão de Direitos Humanos discutirá financiamento do setor e o Canal da Cidadania.

 

TVs Comunitárias: Ana Rita coordena fórum de debate

ana.-lateral_2

Ana Rita: Forum 
vai debater
democratzação
dos meios 

As TVs Comunitárias serão a notícia entre os dias 17 e 19 de novembro, em Brasília, durante o “Fórum Brasil 2013”. A senadora Ana Rita (PT-ES) comandará uma das principais rodadas de discussão do evento, que ocorrerá na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH), no dia 18, com a presença de ministros, técnicos e de entidades da sociedade civil. Na ocasião, serão debatidos os desafios e fontes de financiamento das atuais TVs Comunitárias e a implantação do Canal da Cidadania.    

 

O Fórum pega carona na previsão de um novo momento no setor de telecomunicações, com a transição da TV Analógica para a TV Digital, a partir da implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), e na criação do Canal da Cidade, por um decreto do Ministério das Comunicações em dezembro de 2012. Esses dois acontecimentos garantirão o tão almejado sinal aberto às TVs Comunitárias, que deixarão de transmitir sua programação apenas para quem tem acesso a TV por assinatura.

Pela multiprograma do Canal da Cidadania, possível graças a TV Digital, as TVs Comunitárias terão direito a duas, das quatro, faixas de conteúdo. Dessa forma, espera-se municipalizar parte da comunição e transmitir novos olhares sobre o Brasil real, gerando emprego e renda para comunicadores profissionais e populares. As outras duas faixas do Canal serão do poder público estadual e municipal.

O Fórum      

Idealizado pela Associação Brasileira de Canais Comunitários (BCCOM) e pela Associação de Canais Comunitários do Estado de São Paulo (ACESP), o Fórum Brasil 2013: TVs Comunitárias em Primeiro Lugar se apresenta como será um espaço dialógico de interação e troca, de análise, de informações e de aprendizagem.

O Fórum terá nove mesas, no total, que servirão para reforçar as conquistas das TVs Comunitárias, pressionar o governo brasileiro e o Congresso Nacional a adotarem uma política de mídia comunitária para o Brasil e de aprendizado para quem estiver interessado em fazer parte da construção das TVs de campo público e a mobilizar os prefeitos a fim de municipalizar a comunicação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: http://www.forumabccom2013.com/. A Abccom concederá certificado de participação do Fórum.

Confira a programação do evento aqui.


To top