Veto de Dilma às doações empresariais garante disputa democrática, diz Ângela

Veto de Dilma às doações empresariais garante disputa democrática, diz Ângela

Ângela: financiamento de campanha por empresas “agride o princípio da igualdade das disputas e prejudica o exercício do voto”O veto da presidenta Dilma Rousseff ao financiamento empresarial das campanhas eleitorais, na noite dessa terça-feira (29), foi comemorado pela senadora Ângela Portela (PT-RR). Segundo a parlamentar, essa foi “uma importante vitória da democracia e uma dura derrota dos que abusam do poder econômico” para se manter no Congresso Nacional.

“O ato da presidenta vem se juntar à decisão histórica do Supremo Tribunal Federal [STF], a mais alta Corte de Justiça do nosso País, que foi categórica: a participação de empresas nas eleições é inconstitucional. É inconstitucional e nociva à democracia porque agride o princípio da igualdade das disputas e prejudica o exercício do voto”, disse a parlamentar.

Apesar dos movimentos de diversos parlamentares para tentar derrubar o veto – ou aprovar uma nova proposta que inclua o dispositivo na Constituição, Ângela lembrou que o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, já disse que a proibição valerá nas eleições municipais do ano que vem. Para Lewandowski, a decisão da Corte se baseou em cláusulas pétreas, ou seja, não podem ser modificadas por iniciativa dos deputados ou senadores, apenas por uma nova Constituição.

“E por que o ministro disse isso? Porque a decisão do Supremo, bem como a da presidenta Dilma Rousseff, se baseou no princípio constitucional da igualdade entre os cidadãos e do processo eleitoral. E isso não pode ser alterado. É uma garantia da democracia”, lembrou Ângela.

Assim com diversos parlamentares petistas, a senadora acredita que o fim desse tipo de financiamento trará novos hábitos para o exercício da democracia. A expectativa é de que, a partir do ano que vem, as campanhas sejam mais baratas e os candidatos dependam menos do marketing e mais das propostas para conseguirem se eleger.

Ângela também considera importante a aprovação das femininas nas eleições proporcionais como um importante avanço, mesmo não sendo o esperado. O objetivo da bancada feminina no Congresso era que essa participação representasse, no mínimo, 30% das cadeiras nos parlamentos. No entanto, o percentual será escalonado nas próximas eleições, e apenas garantirá entre 10% e 16% das vagas parlamentares.

“Tanto a decisão do Supremo – reforçada pela decisão da presidenta Dilma – quanto a ampliação da participação feminina nos parlamentos tornam mais justo o exercício da política e o aproxima ainda mais do povo, que é o maior interessado. E eu acredito que é nesse sentido que nós, Congressistas, devemos trabalhar sempre: em sintonia com os interesses da população”, afirmou a petista.

Leia mais:

Debate sobre doação privada foi sepultado e não deve retroceder, diz Pinheiro

Dilma Rousseff veta financiamento de campanhas políticas por empresas

Fátima critica manobra para votar PEC que retoma doações empresariais

Humberto diz que PEC que retoma doações empresariais a campanhas não passará

 

To top