Viana comemora elevação no desenvolvimento humano do Acre

Senador diz que o Acre teve uma transformação “extraordinária” nas duas últimas décadas. 


“Muitos satanizam a política, satanizam os
mandatos, mas é por meio de mandatos
honestos, dedicados, éticos, que se consegue
fazer inclusão social, transformação social”

O senador Jorge Viana (PT-AC) comemorou, nesta terça-feira (10), em plenário, o avanço dos indicadores de desenvolvimento humano no estado do Acre. Os dados, segundo o senador, foram apresentados em seminário, realizado na capital Rio Branco, sobre os avanços do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Acre e no Brasil nas últimas duas décadas.

Jorge Viana – que foi prefeito de Rio Branco entre 1993 e 1997 e governador entre 1999 e 2007 – destacou o IDH da capital Rio Branco, avaliado em 0,7, numa escala que vai de zero a um.

“Rio Branco é uma das cidades do Norte e do Nordeste do Brasil que tiveram uma transformação extraordinária graças a um trabalho que foi e que segue sendo feito”, afirmou Viana que, ainda sugeriu que os dados do estudo possam ser analisados por gestores escolares, hospitalares, entidades da sociedade civil. “Essa é uma ferramenta muito poderosa, no sentido de estabelecer objetivos claros a serem alcançados e que levem em conta a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, avaliou.

Para o senador, o IDH é uma maneira de mostrar, com números, as mudanças que o Brasil viveu nos últimos anos, especialmente nos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff. No Acre, o senador atribuiu o crescimento do IDH ao trabalho do seu governo, seguido pelo de Binho Marques, até 2011, e pelo atual governador, Tião Viana.

“Muitos satanizam a política, satanizam os mandatos, mas é por meio de mandatos honestos, dedicados, éticos, que se consegue fazer inclusão social, transformação social”, disse. “Nisso, me associo ao presidente Lula. Nesses tempos de manifestações, tudo bem nós questionarmos a política. Mas, se ela estiver tão ruim assim, se candidate, seja um a mais na luta pela boa política. E a boa política, a ação ética, honesta e de muito trabalho é que fez as mudanças que orgulham o Acre e os acreanos hoje”, emendou.

Jorge Viana ainda agradeceu a participação no seminário do representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Jorge Chediek, e da coordenadora do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional do PNUD, Daniela Gomes.

Com informações da Agência Senado

Foto:Agência Senado

Confira o Atlas Brasil 2013

Leia mais:

Brasil registra salto de 47,8% no IDH municipal

Humberto Costa comemora avanços do IDH no Brasil

To top