Viana prevê sucesso na primeira reunião que a SBPC realizará no Acre

Viana destacou a SBPC Indígena e a SBPC ExtrativistaDurante os dias 22 a 27 o Acre vai sediar um dos mais importantes eventos na área de pesquisa científica do mundo, a 76º reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), cujo tema da conferência deste ano é “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras”. Será a primeira vez que o Acre recebe um evento desse porte e, segundo o senador Jorge Viana (PT-AC), um dos articuladores, também acontecerá paralelamente a Expo Tecnologia, Sessão de Pôsteres, Jornada Nacional de Iniciação à Ciência, SBPC Jovem, SBPC Cultural e Dia da Família na Ciência. “Faço um destaque para a SBPC Indígena e a SBPC Extrativista. Essa é a identidade acriana. Teremos ainda encontro com sociedades científicas internacionais”, afirmou.

Ao discursar na tribuna do Senado na tarde desta quinta-feira (17), Viana informou que o governador Tião Viana decretou o Ano da Ciência e Tecnologia que será comemorado durante o evento, e também a celebração dos 50 anos da Universidade Federal do Acre. “Não posso deixar de agradecer aos ministros Paim, da Educação, Aloizio Mercadante e o governo da presidenta Dilma. A universidade do Acre vive uma verdadeira revolução do ponto de vista físico e do ensino, a um novo tratamento às universidades que o presidente Lula começou e que segue com a presidenta Dilma. O Acre está fazendo investimentos na universidade de mais de R$ 50 milhões”, disse ele.

Jorge Viana, que é primeiro-vice-presidente do Senado, cumprimentou o esforço da presidenta nacional da SBPC, Helena Nader, que nos últimos anos colocou seu empenho para que o Acre fosse a sede do evento. “Como o senador Anibal Diniz já disse, os hotéis do Acre estão tomados, as dificuldades de voos já são evidentes e é a primeira vez que o estado irá reunir milhares de pessoas”, afirmou.

Entre os dias 22 e 27, durante a 76º reunião da SBPC, serão realizadas 51 conferências, 62 mesas-redondas, 45 minicursos, 16 encontros, sete sessões especiais e cinco assembleias. Há uma sequência de temas, todos vinculados ao tema central onde o objetivo é chamar a atenção da sociedade para que o Brasil possa fazer melhor uso do conhecimento técnico-científico.

Mobilidade
Ainda em seu discurso, o senador Jorge Viana informou que na tarde desta quinta-feira (17) acompanhará representantes de diversos setores econômicos a uma audiência com o ministro dos Transportes, Paulo Passos, para discutir e encaminhar as tratativas relacionadas ao início das obras de recuperação da BR-364 no trecho Porto Velho (Rondônia)-Rio Branco (AC). “Sei que a licitação foi feita, que a empresa foi contratada, mas nossa preocupação é que podemos ter a volta das chuvas”, disse.

Viana alertou que as obras de recuperação da rodovia são vitais para a economia do Acre, assim como a construção da ponte sobre o rio Madeira. Há dois meses, por causa das fortes chuvas, a cheia do rio encobriu a rodovia, isolando o Acre do restante do Brasil. “Vamos cobrar agilidade para essas obras, porque o povo do Acre, o comércio e todo o estado ainda não recuperaram dessa tragédia ambiental que nós vivemos”, comentou.

To top