Votação do caso Demóstenes é adiada no Conselho de Ética

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Antonio Dias Toffoli, determinou, por volta das 11h17 desta segunda-feira (18), o adiamento da votação do relatório do senador Humberto Costa (PT-PE) no Conselho de Ética do Senado. Com a decisão, fica adiada a votação do relatório em que o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) é acusado de quebra do decoro parlamentar por ter usado seu mandato em benefício da organização criminosa chefiada por Carlos Augusto Ramos, o Carlos Cachoeira.

A decisão do ministro do STF é a seguinte:

“Defiro em parte o pedido liminar para que seja garantido ao impetrante que a deliberação acerca do parecer final do processo disciplinar contra ele aberto seja realizada em sessão que deve ocorrer em no mínimo três dias úteis de interstício contados após a divulgação pública da ‘primeira parte’ do parecer do relator com as devidas comunicações e intimações para se garantir o exercício do contraditório e da ampla defesa”, diz Toffoli em seu despacho.

“Esta decisão compreende também o tempo hábil para que os demais membros do Conselho tenham acesso às razões apresentadas em alegações finais (cujo prazo encerrou-se em 15/6/2012 – sexta-feira), bem como ao contido na primeira parte do referido relatório final, tudo de molde a se concretizar de fato o direito à ampla defesa e ao contraditório. Comunique-se com urgência”, afirma a decisão.

Demóstenes Torres nega ter usado mandato em favor de bicheiro. Para provar sua inocência, acusa a Polícia Federal e o Ministério Público de ter editado as gravações telefônicas entre ele e o contraventor, nas quais aparece o comprometimento do senador com Cachoeira.

Até a sexta-feira passada, estava certo que o relatório seria lido e votado hoje. A defesa de Demóstenes Torres tentou adiar a sessão duas vezes. No primeiro, de quinta-feira à noite, a ministra Carmen Lúcia indeferiu o pedido de seus advogados. Na sexta-feira, novo mandado de segurança foi impetrado e remetido para o ministro Toffoli, que há pouco divulgou seu parecer. Com o adiamento imposto pela decisão do ministro do STF, cai praticamente por terra a expectativa de que o relatório final fosse votado no conselho até o final de junho e no plenário até 17 de julho.

O Congresso estará esvaziado durante toda a semana devido a participações de parlamentares na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorre na capital fluminense desde o dia 13 de junho. O evento termina na quinta (22).

Com agências online

Leia mais:

Humberto Costa apresenta parte de seu parecer ao Conselho de Ética

Justiça decide pela validade dos áudios da Operação Monte Carlo

Discordo frontalmente da decisão do STF, afirma Humberto Costa

Para senadores, decisão de Toffoli é clara interferência no Legislativo

Para Humberto, decisão do STF não pode virar jurisprudência

To top