Voto aberto para cassações já recebeu apoio de 75 mil internautas

Você pode apoiar a petição online sobre o fim do voto secreto em votações de cassação de mandato. Saiba mais.

Nesta terça-feira (14/06), o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), recebeu documento em favor do voto aberto no Congresso Nacional nas votações de cassação de mandato parlamentar, entregue por entidades da sociedade civil. A Bancada do PT na Casa apoia em bloco esta decisão.

A petição on-line recebeu em menos de 24 horas apoio de mais de 65 mil brasileiros. A ONG AVAAZ, autora da iniciativa, lançou a campanha “VOTO ABERTO JÁ!”.

Entre as Propostas de Emenda Constitucional sobre o tema prontas para votação no plenário da Casa, está a do senador Paulo Paim (PT-RS).

Representante do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o juiz Márlon Reis, disse que a coleta de assinaturas pela internet foi um teste para mostrar a popularidade do assunto. “O voto aberto é uma realidade para a sociedade e precisa se transformar em realidade também no Congresso”. Segundo Reis, é preciso evitar que o voto secreto seja usado como cobertura para atos de corrupção. Entre as entidades representadas no encontro, também estavam a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC).

Acesse aqui para apoiar a petição do voto aberto 

Com informações da Agência Senado

To top