Wellington adere à Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas

O senador Wellington Dias encaminhou nesta terça-feira (22/11) termo de adesão à Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas, que atualmente funciona no âmbito da Câmara dos Deputados. “Esse é um movimento de suma importância para construirmos com os povos indígenas brasileiros as condições que possibilitem o resgate de seus direitos e de sua dignidade enquanto cidadãos brasileiros”, destacou ele.

Wellington também solicitou ao Presidente da Frente, deputado Padre Tom, a ampliação da discussão para todo o Congresso Nacional, transformando o movimento em Frente Mista de Apoio aos Povos Indígenas. “Essa é uma iniciativa fundamental para trazermos as demandas dos Povos Indígenas ao conhecimento do Parlamento e concretizarmos os princípios evocados por nossa Carta Magna de inclusão com respeito a diversidade étnica e cultural do Brasil”, explicou o senador piauiense.

Recentemente, Wellington Dias participou da abertura dos XI Jogos dos Povos Indígenas e do Fórum Social dos Povos Indígenas, que aconteceu na cidade de Porto Nacional, em Tocantins, e reuniu mais de 1.400 indígenas de 38 etnias.

Uma pauta extensa de reivindicações foi apresentada nesta reunião, entre elas o pedido para que o Brasil seja candidato para sediar os jogos indígenas mundiais. “O pedido será colocado em pauta durante a realização do evento Rio+20 que acontecerá no ano que vem, no Rio de Janeiro, quando países de toda parte do planeta discutirão os avanços na área ambiental vinte anos após do encontro Eco-92”, explica o parlamentar.

Segundo o senador, um dos trabalhos da Frente será o de construir uma alternativa para que o Parlamento brasileiro assegure a presença de representantes indígenas na Câmara dos Deputados.  “Temos representantes de praticamente todos os setores da sociedade, exceto os índios. Isso ocorre porque o contingente populacional indígena – 800 mil índios e índias – está disperso pelo Brasil. Estamos trabalhando a idéia de criar uma cota especial, mesmo que num período transitório, para que essa realidade mude”.

Assessoria de Imprensa do senador Wellington Dias

To top