Wellington anuncia evento da cultura de caju no Piauí

O senador afirmou que a cultura do caju cumpre função social importante em todo Nordeste.

O senador Wellington Dias (PT-PI) anunciou, nesta segunda-feira (25/06), a realização da 9ª edição do Caju Nordeste, considerado o maior evento sobre cajucultura do Brasil. O evento, do qual o senador, participará, será realizado entre os dias 28 de junho e 1º de julho, na cidade de Picos, no Piauí. O senador afirmou que a cultura do caju cumpre uma função social importante não só no Piauí, mas em toda a região Nordeste.

“O cajueiro, para o semiárido nordestino, é de suma relevância porque os empregos do campo são gerados na entressafra de culturas tradicionais, como milho, feijão e algodão, reduzindo, assim, o êxodo rural”, explicou o senador, que também destacou o papel do caju e derivados na alimentação das famílias.

O evento contará com painéis, seminários, cursos, oficinas técnicas e visitas a empreendimentos. Além disso, haverá uma feira com exposição e venda de produtos, serviços e equipamentos relacionados à cajucultura. Também haverá atrações culturais e um festival gastronômico, com pratos feitos a partir de receitas que têm como ingredientes o caju e a castanha.

Ainda durante o evento, os produtores receberão informações sobre as soluções para o registro de produtos e controle de pragas e doenças do cajueiro, com foco no oídio e na mosca branca, que atingem esse tipo de cultura. Segundo o senador, devem comparecer ao evento caravanas de produtores rurais de várias partes do Nordeste.

“E importante o controle fitossanitário, não apenas pensando no mercado interno, mas na relação do Brasil com outros produtores de amêndoas, como o caju fora do Brasil, porque trazem desses países, junto com o produto que aqui chega, por uma dificuldade de maior controle fitossanitário, doenças que podem ameaçar a nossa produção”, explicou Wellington.

Livro
Wellington Dias também comemorou a realização do Salão do Livro do Piauí. A 10ª edição do evento foi realizada entre 10 e 17 de junho, com venda de livros, palestras, fóruns e lançamentos. O senador destacou o fato de estudantes terem a oportunidade de comprar livros com preços simbólicos durante o evento.

“Por incrível que pareça, num País em que tanto se reclama de pouca leitura, esse é um evento de povo. Tive a oportunidade de visitá-lo na semana passada e ali encontrar milhares de pessoas”, destacou o senador, que ainda agradeceu o apoio do Governo Federal para a realização do Salão.

Com informações da Agência Senado

Confira a íntegra do discurso do senador Wellington Dias

To top