Wellington: “Nem toda ONG é corrupta”

Em pronunciamento no Plenário na última sexta-feira (9), o senador Wellington Dias (PT-PI) criticou a forma como têm sido abordadas as denúncias de envolvimento de organizações não-governamentais (ONGs) em casos de corrupção divulgadas nos últimos meses pela imprensa. Segundo ele, cria-se a falsa impressão de que todas as entidades civis com convênios com o poder público têm agido de forma fraudulenta, o que compromete a imagem dessas entidades.

– De 100 mil ONGs que têm parceria com o poder público, apenas 30 ONGs são objetos das denúncias. Muitas vezes, na matéria inteira não se diz o nome da ONG. Passa-se uma ideia de que basta ser ONG que está metida em coisa ruim. A maneira como tais fatos vêm sendo tratados compromete a imagem pública dessas organizações – disse o senador.

Wellington Dias elogiou a decisão da presidente Dilma Rousseff de rever os contratos da União com entidades privadas sem fins lucrativos, como as ONGs, e a decisão de suspender todos os repasses a essas entidades, mas fez um apelo para que os recursos voltem a ser liberados logo de forma a viabilizar o funcionamento dessas organizações.

– Acho que já houve tempo suficiente de separar o joio do trigo. Temo que muitas das organizações que realizam um trabalho sério tenham sido penalizadas com essa decisão.

Muitas ações estão paradas neste momento no Brasil inteiro – disse o senador.

O parlamentar também ressaltou a necessidade de se estabelecer um novo marco regulatório para as ONGs e elogiou o governo por ter criado novas normas para as transferências de recursos da União, mediante convênios e contratos de repasse, para entidades privadas sem fins lucrativos, as ONGs.

Em apartes, os senadores Ana Amélia (PP-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF) também pediram que o governo examine com mais rapidez os contratos com essas organizações.

Fonte: Agência Senado

To top