Wellington: “Queremos construir um plano de desenvolvimento para o NE”

Membros da Subcomissão Permanente de Desenvolvimento do Nordeste participaram de audiência pública em Laranjeiras (Sergipe), nesta segunda-feira (19/03) para discutir questões prioritárias para Sergipe, como parte do seminário “Bacia de Irrigação, Canal Xingó, Turismo e Cultura”.

O senador Wellington Dias (PT-PI), que preside a subcomissão, destacou a importância dessas visitas aos estados nordestinos e mais Espírito Santos e Minas Gerais, que tem municípios na área da abrangência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE).

“A nossa intenção é construir um plano de desenvolvimento integrado para o Nordeste, que é uma região que concentra muita pobreza, mas que tem um grande potencial. Precisamos de um crescimento planejado para não termos desigualdades regionais”, comenta.

O parlamentar lembrou que o desafio de desenvolver a região está em olhar o desenvolvimento a partir do próprio estado, a exemplo do que já foi realizado em cada um dos estados visitados. “Acredito que é a união que faz a força. Em vez de agir isoladamente, temos uma força muito maior, vez que representamos um terço na Câmara e no Senado”, complementa.

O governador Marcelo Deda destacou a importância do Projeto Canal de Xingó, colocando como de relevância prioritária para Sergipe. “Trata-se de um projeto de uso múltiplo de água e que é vital para agricultura irrigada do semi-árido sergipano, para a bacia leiteira e consumo humano. Além do que servirá para atrair mais investimentos agroindustriais”.

Participaram do evento os senadores Wellington Dias (PT/PI), Lauro Antonio (PR/SE), Vital do Rego (PMDB/PB), Benedito de Lira (PP/AL), Magno Malta (PR/ES), Lídice da Mata (PSB/BA), Zezé Perrela (PDT/MG), Antonio Carlos Valadares (PSB/SE), governador do Estado Marcelo Déda (PT), prefeito de Aracaju Edivaldo Nogueira, dentre outras personalidades.    

Assessoria de Imprensa do senador Wellington Dias

To top