Lula pelo Ceará

Gratidão marca o segundo dia da caravana de Lula no Ceará

Gratidão marca o segundo dia da caravana de Lula no Ceará

Foto: Ricardo Stuckert

A gratidão do povo cearense, por todos os benefícios que recebeu durante os governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcou o segundo dia da caravana Lula pelo Brasil no Ceará, nesta quarta-feira (30/8). No trajeto de Quixadá a Juazeiro do Norte, que previa atos apenas na usina de Biodiesel de Quixadá, em Quixelô e no Centro de Convenções do Cariri, em Crato, a caravana fez seis paradas fora do roteiro. Lula desceu em Banambuiú, Solonópole, São José de Solonópole, Iguatu, Cascudo (distrito de Icó), e Cedro. Espontaneamente, a população desses municípios se organizou para receber, homenagear e ouvir Lula.

No último discurso do dia, o ex-presidente registrou sua emoção com tantas manifestações de carinho. “Esteja eu onde estiver, se um cearense me chamar, estarei aqui para ajudar”, disse. Lula também conclamou a população a continuar lutando contra o desmonte das principais políticas de inclusão que vem sendo promovido pelo governo Temer. “Aconteça o que acontecer no Brasil, não percam a esperança. Não vamos permitir que esse país seja submetido a um retrocesso”, disse.

Após receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Regional do Cariri, em Crato, Lula disse: “Já sou o ex-presidente da República que mais recebeu títulos, entre todos os ex-presidentes. E recebo esses títulos por causa de vocês. É o povo brasileiro que recebe esses títulos”.

Ele também destacou a importância da educação. “Educação é investimento nas crianças e nos jovens, que são a maior riqueza de um país. Garantir esse direito é obrigação do Estado e foi por isso que investimos tanto no ensino público, em todos os níveis, ao longo do nosso governo”, disse.

Retribuição
O senador José Pimentel, que acompanhou Lula em todo o trajeto pelo Ceará, falou sobre as inúmeras manifestações de carinho dos cearenses por Lula. “O povo do Ceará reconhece aquilo que foi feito de bom para ele. É um povo que tem muita gratidão e, exatamente por isso, vimos tantos gestos de retribuição ao melhor e ao maior presidente de toda a história do Brasil que é Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou.

Segundo o senador, em cada lugar por onde a caravana passou, a mobilização dos moradores para encontrar-se com o ex-presidente, mesmo que de forma breve, foi intensa, emocionando a todos que integravam a comitiva. “O presidente Lula teve, em cada local, uma acolhida forte, uma verdadeira emoção, com homens e mulheres querendo abraçá-lo e homenageá-lo. E essa manifestação foi espontânea, demonstrando que o reconhecimento e o carinho do povo por ele são genuínos”, disse.

Quixelô
Ao discursar em Quixelô, Pimentel afirmou que “é muito importante acreditar no Ceará, no Nordeste, no Brasil e em tudo que Lula fez pelo país”. E destacou o empenho pessoal da prefeita Maria de Fátima Gomes (PT), para que Lula levasse esperança à população da cidade.

Biodiesel
A caravana também passou pela Usina de Biodiesel de Quixadá, idealizada e inaugurada por Lula, em 2008, e fechada pelo governo Temer, no ano passado. Segundo o ex-presidente, “o governo fechou essa usina por uma única razão: porque quando ele olha para o povo, não vê uma pessoa, vê um número. Mas não é para a gente perder a esperança. Nós não vamos sossegar enquanto não reabrir essa usina.”

A usina foi implantada com o objetivo de envolver a agricultura familiar na cadeia do biodiesel. A Petrobras oferecia sementes e assistência técnica e a produção de óleos dos agricultores era comprada pela usina. Além disso, a unidade também comprava óleo extraído das vísceras de peixes por pescadores e Óleos e Gorduras Residuais (OGR) recolhidos por catadores de recicláveis.

Destino
A caravana Lula pelo Brasil deixa o Ceará nesta quinta-feira (31/8), após visita de Lula à Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte. Segue para o município de Ouricuri, em Pernambuco. Em seguida, Lula visitará cidades do Piauí e do Maranhão. A caravana termina no dia 5 de setembro.

To top