50 anos do Acre Estado são destacados no Senado

Aníbal lembrou os desafios, dificuldades e conquistas do estado que comemora seu aniversário.

O senador Aníbal Diniz (PT-AC) cumprimentou o povo acreano, o Governador do Acre, Tião Viana, e as instituições que compõem as estruturas democráticas e de direito, pela comemoração dos 50 anos da elevação do antigo território do Acre à categoria de Estado da República Federativa do Brasil, data comemorada nesta sexta-feira, 15.

“Alcançar essa vitória não foi uma tarefa fácil. O Acre se tornou brasileiro graças à sua vocação autonomista, às batalhas autonomistas travadas durante várias décadas”, disse o senador, ao lembrar que o Território do Acre foi incorporado ao Brasil a partir de uma luta armada de um exército de seringueiros que travaram várias lutas para conquistar essa extensa área de terra de floresta amazônica para o Brasil.

Aníbal criticou decisão do presidente da República à época que, ao término da revolução, quando se imaginava que o exército de seringueiros nordestinos sob o comando do gaúcho Plácido de Castro iria receber uma grande condecoração, “eis que o governo da União aplicou não exatamente uma condecoração, mas sim uma punição ao povo acreano ao instituir a figura do Território Federal. E, desde então, nas primeiras seis décadas de existência do Acre enquanto território brasileiro, os governos foram impostos pelo governo central”, disse o senador, ao lamentar que desde 1903, quando definitivamente o Acre foi incorporado ao Brasil, até 1962, o Acre vivia na condição de Território Federal, sem direito a eleger seus governantes.

“15 de junho de 1962 é uma data histórica para o povo acreano exatamente porque, nessa data, o Presidente João Goulart assinou a Lei nº 4.070, que permitiu ao Acre conseguir a sua condição de Estado, de Unidade da Federação da República Federativa do Brasil. E essa lei foi proposta pelo deputado federal José Guiomar dos Santos, um mineiro que é considerado uma espécie de “pai do Acre”, comemorou o senador.

Diniz também lembrou os desafios, dificuldades e conquistas de um povo que fez a opção de ser brasileiro, o que, para o senador, explica o fato de hoje o povo do Acre ser “tão impregnado de brasilidade”.

Homenagens aos 50 anos do Acre

Para marcar a data histórica, são várias as homenagens ao povo do Acre que estão sendo desenvolvidas e, na próxima segunda-feira, 18, o Senado será palco de uma sessão solene proposta pelo Senador Jorge Viana e endossada por Aníbal Diniz para marcar o aniversário do Estado.

No Acre, o Governo realiza ampla programação cívica e cultural com seminários, palestras, apresentações artísticas e eventos esportivos, até domingo 17, numa programação alusiva aos 50 anos da elevação do Acre à categoria de Estado.

Assessoria de Imprensa do senador Aníbal Diniz

To top