6ª Conferência de Arranjos Produtivos Locais. Inscrições estão abertas

Já podem ser feitas as inscrições para a 6ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs) que será realizada de 3 a 5 de dezembro, em Brasília, por meio do Observatório Brasileiro de APLs. O encontro deste ano, que tem como tema “A Sustentabilidade dos APLs”, reunirá gestores de arranjos produtivos locais, autoridades governamentais, empresários, sindicatos, acadêmicos, instituições financeiras e diversos outros parceiros para aperfeiçoar as políticas de apoio aos arranjos pelo País. O evento tem a finalidade de promover a troca de informações e experiências para mobilizar os envolvidos no processo produtivo e estimular o desenvolvimento local e regional.

A conferência é organizada a cada dois anos pelo Grupo de Trabalho Permanente em Arranjos Produtivos Locais (GTP-APL), formado por 40 instituições públicas e privadas e coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Durante o evento, estão previstos painéis, mesas redondas, apresentações de experiências locais e mostra de produtos. A expectativa e reunir aproximadamente 800 pessoas.

O que são APLs

Os APLs são aglomerações de empreendimentos de uma mesma atividade produtiva localizados em determinada região geográfica. As empresas que formam esses agrupamentos geralmente apresentam vínculos de articulação, cooperação e aprendizagem entre si.

A interação também é realizada com organizações locais, como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa, com o objetivo de buscar o desenvolvimento do setor naquela região. Esse tipo de arranjo produtivo existe também no exterior, onde é denominado cluster.

6º Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais

Data: de 3 a 5 de dezembro de 2013.

Local: Centro de Eventos da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio) – SGAS 902 Sul, Bloco C, Brasília-DF.

Informações do Mdic

To top