Rumo ao futuro

6º Congresso prepara o PT para os novos desafios

Partido reúne 600 delegado(a)s eleitos pela base a partir de 1º de junho para debater estratégia política e programa, além de eleger nova presidência. Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias disputam o posto
6º Congresso prepara o PT para os novos desafios

Nos dias 1º, 2 e 3 de junho o Partido dos Trabalhadores vai tomar decisões fundamentais para enfrentar os desafios da conjuntura e sua participação na retomada de um projeto justo e inclusivo para o País. O 6º Congresso Nacional da legenda — nesta edição batizado de Congresso Marisa Letícia Lula da Silva — vai reunir em Brasília 600 delegados e delegadas eleito(a)s pela base para debaterem e decidirem os rumos do partido, além de escolherem o/a próximo(a) presidente nacional do PT.

Disputam a presidência o senador Lindbergh Farias, do Rio de Janeiro, e a atual líder da Bancada, Gleisi Hoffmann.

O 6º Congresso do PT será realizado no Centro de Eventos Brasil 21 e o credenciamento de delegados(as) será no local do evento, das 10h às 19h, do dia 1º de junho e das 9h às 12:30h do dia 2 de junho. O partido editou um Guia do(a) Congressista, para orientar os delegados e delegadas quanto ao credenciamento, deslocamento para Brasília, hospedagem e outras questões.

Esses delegados(as) foram eleitos em congressos estaduais realizados nas 27 unidades da federação, com a participação de 8.920 representantes. Antes disso, mais de 307 mil petistas participaram dos congressos municipais, elegendo delegado(a)s e novas direções locais. Além disso, participam do Congresso Nacional os atuais membros do Diretório Nacional, presidentes estaduais do PT, governadores, deputado(a)s federais, deputado(a)s estaduais, prefeitos(as), vice-prefeitos(as), vereadores(as) e convidados internacionais.

Temas do Congresso
Dez teses previamente inscritas vão nortear os debates preliminares do 6º Congresso Nacional do PT. Elas tratam dos cinco temas centrais que compõem a pauta do congresso: Cenário Internacional; Cenário Nacional; Balanço dos Governos Nacionais Petistas; Estratégia Política e Programa; Funcionamento do PT e Organização Partidária. Os textos foram propostos pelas tendências internas ao partido e por grupos de militantes independentes.

Programação completa (sujeita a alterações)

Quinta-Feira – 1º de Junho
10h00 – Abertura do Credenciamento
16h00 – Aprovação do Regimento Interno
18h30 – Abertura Solene
Atividade cultural – Show com Chico Cesar

Sexta-Feira – 2 de Junho
9h00 – Abertura dos Trabalhos
12h00 – Almoço
12h30 – Fim do credenciamento de delegados e delegadas titulares 13h30 – Grupos de trabalho
14:30 – Fim do credenciamento de delegados e delegadas suplentes
18h00 às 20h00 – Conferência Internacional PT/FPA:
– “Os golpes de novo tipo na América Latina e o Caso Lula”, com Pepe Bayardi, secretário do Cone Sul FSP e SRI da FA/Uruguai, Jeofrey Robertson, advogado – (a confirmar), Cristiano ou Valeska Zanin – advogados/a.

Sábado – 3 de Junho
9h00 – Abertura dos trabalhos
– Plenária deliberativa
– Apresentação das candidaturas e chapas e votação
– Encerramento

Credenciamento de jornalistas
O credenciamento da imprensa poderá ser feito entre a segunda (29/5) e quarta (31/5) pelo e-mail [email protected] com o nome do jornalista e do veículo de comunicação.

To top