80 mil brasileiros já se declararam doadores de órgãos no Facebook

Em 2011, o Brasil bateu recorde ao registrar 2.207 doadores no Sistema Nacional de Órgãos – 63% a mais que em 2008

 

 

Cerca de 80 mil pessoas já se declararam doadores de órgãos no Facebook. Em apenas um mês, a parceria entre o Ministério da Saúde e a rede social fez com que vários internautas publicassem suas histórias com relação à doação de órgãos.

Lançada no dia 30 de julho, a ferramenta permite que os usuários da mídia no Brasil – cerca de 40 milhões de pessoas – possam compartilhar esta decisão com amigos e parentes. Assim como outros dados pessoais, o usuário também pode escolher com quem quer compartilhar, configurando em seu controle de privacidades.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o número alcançado demonstra o poder das redes sociais de mobilizar pessoas que apoiam a causa. “Esta é mais uma ferramenta que contribuirá para a nossa campanha de incentivo à doação de órgãos. Precisamos fazer com que esta ideia seja multiplicada. No meu perfil, eu já informei, aos amigos e familiares, o meu desejo de ser doador”, conta o ministro.

O internauta pode adicionar em sua linha do tempo a declaração de que é doador e compartilhar sua história, sobre quando, onde e porque decidiu tomar esta decisão.

Como se declarar um doador
Para expressar no Facebook o desejo de ser um doador de órgãos, basta ir à Linha do Tempo e clicar em “Evento Cotidiano”. Depois, é preciso selecionar a opção saúde e bem-estar e clicar em doador de órgãos, selecionando as pessoas que terão acesso a essa informação.

A informação sobre doação de órgãos poderá aparecer na linha do tempo do usuário e na descrição do perfil. É importante ressaltar que isso não substitui o caminho legal que a pessoa tem de percorrer, pois é a família que decide se autoriza ou não a doação de órgãos.

Brasil é referência em doação de órgãos
Em 2011, o Brasil bateu recorde ao registrar 2.207 doadores no Sistema Nacional de Órgãos – 63% a mais que em 2008. “Atingimos um patamar importante e, hoje, o Brasil é uma referência. Nosso País possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Atualmente, 95% das cirurgias são realizadas pelo SUS, de forma totalmente gratuita à população. Por isso tivemos a iniciativa de criar esta funcionalidade para contribuir com o aumento, cada vez maior, do número de doadores de órgãos”, destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Desde 2009, o Ministério da Saúde utiliza as redes sociais para se aproximar mais da sociedade, esclarecendo dúvidas, recebendo sugestões para aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS).

Para mais informações sobre doação de órgãos, entre em contato com o Disque Saúde – Transplantes: 0800 61 1997 ou pelo [email protected].

Portal Brasil
 

Leia mais:
Brasileiros podem optar por doação de órgãos pelo Facebook

 

{youtube}nOCbED7RIpA{/youtube}

To top