81 pontos da “Carta de Salvador” renovam compromissos do PT com o Brasil

O Partido dos Trabalhadores mostrou novamente nesta quarta-feira (17) porque é diferente do que qualquer outro partido político brasileiro com a divulgação de um documento síntese – a “Carta de Salvador”, escrita a partir dos debates e resoluções aprovadas na capital baiana, onde se realizou a segunda etapa do 5º Congresso Nacional do PT.

A Carta de Salvador abrange 81 pontos, nos quais se encontra com clareza as aspirações de delegados partidários e de centenas de militantes de todo o País que compareceram ao encontro.

“Reconhecemos nossos avanços, apontamos nossos erros, sugerimos novos caminhos a trilhar e, sobretudo, divisamos um futuro de esperança, de progresso social e de paz”, diz o item 1 do documento, que trata não somente de resoluções que dizem respeito diretamente ao funcionamento da organização partidária, mas também renova os compromissos históricos defendidos pelo partido desde a sua fundação e sugere caminhos a serem trilhados para que o partido alcance a atualização do projeto que, nos últimos doze anos e meio, levou o Brasil a outro patamar de desenvolvimento com a inclusão de segmentos majoritários da população que durante séculos foram marginalizados.  O povo brasileiro é o grande protagonista dessas transformações – e continuará sendo com a manutenção da luta petista por “uma nova sociedade justa, fraterna e solidária”.

O PT reconhecemos e se orgulha dos avanços alcançados pelo Brasil desde a o início do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da mesma forma que aponta os erros cometidos nesta trajetória, sugere novos caminhos a trilhar e, sobretudo, mantém sua fé num futuro de esperança, de progresso social e de paz.

O Partido dos Trabalhadores defende mais democracia para que o Brasil se fortaleça para enfrentar a crise global do capitalismo que se arrasta desde 2008, criando dificuldades de toda ordem para todos os países do mundo, em particular os em desenvolvimento. Com a Carta de Salvador, o partido apresenta ao povo brasileiro suas propostas para superar as dificuldades do momento, ao mesmo tempo em que reforça sua confiança na integridade, determinação e competência da presidenta Dilma Rousseff, eleita democraticamente nas eleições de outubro do ano passado “para nos liderar nessa travessia”.

Leia, a partir do link abaixo, a íntegra do documento. Nele, está o futuro do Brasil que todos nós almejamos, com cada vez menos miséria, menos fome e melhor padrão de vida para todos.

Carta de Salvador

 

To top