Violência policial

84% das pessoas mortas em ações policiais são negras

Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta crescimento no número de mortes da população negra em 2021
84% das pessoas mortas em ações policiais são negras

Foto: Márcia Foletto/Agência PT

No último ano, conforme o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o número de mortes por policiais de pessoas negras aumentou 5,8%. Entre 2020 e 2021, negros e pardos representaram 84,1% das vítimas de intervenções policiais, o que reflete em 54% dos brasileiros. No caso das pessoas brancas, o número de mortes teve queda de 30,9% no mesmo período, segundo a pesquisa.

Esse dado alarmante é reflexo direto de um governo que promove o discurso de ódio, o apoderamento de armas e munições, o preconceito e a discriminação.

O secretário Nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores (PT), Martvs Chagas, afirma que o Brasil vivencia também uma pandemia com o cenário de mortes da população negra, que se agrava com o aumento da miséria, do desemprego e com o crescimento da desilusão das pessoas, reforçado por um estado policial que Bolsonaro incentiva e faz com que as pessoas sejam alvos fáceis da violência policial.

“É necessário fazer uma mudança efetiva em como entendemos a segurança pública no país e apresentar uma saída de algo que é crônico: a mortalidade da população negra, principalmente da juventude”.

Confira a íntegra da matéria

To top