O grau de satisfação dos turistas estrangeiros que visitam o País aumentou. Dos estrangeiros que vieram ao Brasil, 85% avaliaram que a viagem superou ou atendeu plenamente as expectativas. Além disso, 96% dos turistas estrangeiros manifestaram o desejo de retornar. Estes são os dados da pesquisa Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil apresentada nesta segunda-feira (10) pelo Ministério do Turismo e a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).
A pesquisa, realizada em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), foi feita com 32 mil pessoas nos 26 estados e Distrito Federal e reúne informações sobre o turismo receptivo de 2010, como perfil socioeconômico dos visitantes, permanência média no País, gasto de viagens e opinião sobre os atrativos e a infraestrutura brasileira.
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, destacou que “o Brasil nunca foi tão bem avaliado pelos estrangeiros”. Os responsáveis pela pesquisa atribuíram essa melhoria nos resultados à expansão das mídias sociais, pois 30,9% dos entrevistados afirmou ter sido influenciado a visitar o país pela Internet. A expectativa é que em 2014 o País receba 7,2 milhões turistas e em 2016, 9,2 milhões.
Destino – São Paulo e Rio de Janeiro são os Estados mais visitados. Ambos respondem por mais de 40 % do total de visitantes. Em seguida estão Santa Catarina, Paraná e Bahia, acumulando boa parte do total. Dentre as motivações da viagem, Lazer corresponde a 46,1% das visitas, seguido das visitas a amigos/parentes e negócios/eventos. Este último tem perdido a importância com o passar dos anos, passando de 28,7% em 2004 para 23,3% em 2010.
De acordo com o Anuário do Ministério do Turismo de 2011 a entrada de visitantes estrangeiros foi superior a 5,1 milhões. Dentre eles, 46% são da América do Sul, 31% da Europa e 15% da América do Norte. A entrada em maior número dos estrangeiros da América do Sul é a força do turismo intra-regional. “Existem estudos que comprovam que o Turismo de Proximidade é o mais praticado em todo o mundo”, afirmou o presidente da Embratur Flávio Dino.
Infraestrutura e Serviços
O estudo permitiu também que os visitantes avaliassem a Infraestrutura e Serviços Turísticos brasileiros. As melhores avaliações são para Hospitalidade com 97,8%; Gastronomia com 95,5%; Restaurantes com 95% e Alojamentos com 94%. Seguidos de alguns itens como Guias de Turismo (90,6%), Táxis (90,2%) e Diversão Noturna (90,5%). Já os Preços receberam aprovação de 59,9%, Rodovias com 66,4%, Telefonia e Internet com 73,8% e Sinalização, 76,5%.
Fonte: Em Questão/Secom